casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Soluções naturais para o gás doloroso durante a gravidez

Durante a gravidez, o gás doloroso pode resultar da pressão do útero em expansão sobre o estômago e do abrandamento do sistema digestivo. No entanto, você deve ser capaz de diminuir sua ocorrência com medidas preventivas, como pequenas refeições, uma postura ereta e beber muita água. Como seu útero se expande para acomodar seu bebê em crescimento, seu estômago está espremido para o espaço, a Dra. Miriam Stoppard explica em seu livro “Conception, Pregnancy and Birth”. Ao mesmo tempo, sua digestão diminui como resultado do efeito relaxante dos hormônios da gravidez, às vezes levando à constipação. Esses fatores podem dar origem a gases dolorosos.

Dieta

Você tem menos probabilidade de experimentar gás se evitar o apinhamento do estômago, por isso coma pouco e com frequência. A Dra. Philippa Kaye em seu livro “Pregnancy Week by Week” recomenda cinco a seis pequenas refeições por dia. Para ajudar a sua digestão, inclua muita fibra em sua dieta na forma de pão integral, cereais contendo germe de trigo e frutas. Evite alimentos gordurosos ou condimentados que possam assentar no estômago. O Dr. Kaye também recomenda manter seus fluidos bebendo aproximadamente dois litros de água por dia - isso ajudará a evitar fezes secas que são difíceis de passar.

Posture

Dr. Stoppard sugere sentar-se com as costas eretas e alongadas. Isso aumentará sua cavidade torácica e deixará seu estômago menos cheio. Evite curvar-se ou cair para a frente sobre o seu solavanco, pois isso pode desencadear um ataque de gás. Sente-se em uma cadeira de encosto reto que dará suporte ao invés de um sofá que vai engolir você. Se você sofre de gases à noite, não coma nada por mais ou menos uma hora antes de dormir e, em seguida, sustente-se com travesseiros.

Ajudas à digestão

Quanto mais suavemente sua digestão funcionar, menor a probabilidade de você estar experimentar gás. O Dr. Stoppard comenta que sentar-se muito ereto ou mesmo em pé ao comer pode ser útil, porque a gravidade atrai a comida através de seu sistema digestivo. Uma breve caminhada leve de meia hora depois de comer, ou durante um ataque de gás, também pode ajudar. O chá de gengibre também parece ter um efeito de estômago em algumas mulheres grávidas, embora a Universidade de Maryland Medical Center aponte que a evidência de seus benefícios é inconclusiva.