casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Ansiedade e culpa

Até certo ponto, ansiedade e culpa são emoções humanas normais. A ansiedade e a antecipação de sentir culpa depois ajudam a nos proteger de decisões lamentáveis. No entanto, sentimentos de ansiedade e culpa nem sempre são racionais ou úteis, e as duas emoções são frequentemente conectadas ou cíclicas. Algumas pessoas experimentam essas emoções a um nível que interfere em suas vidas diárias. Um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico e recomendar um curso de tratamento.

Transtorno de ansiedade generalizada

Transtorno de ansiedade generalizada, ou TAG, afeta mais de 3% da população dos EUA. De acordo com a Anxiety Disorders Association of America, “as mulheres têm duas vezes mais chances de serem afetadas”.

Os sintomas de ansiedade generalizada que ocorrem por pelo menos seis meses podem levar ao diagnóstico de TAG. Os sintomas incluem preocupação ou culpa constantes, incontroláveis ​​e muitas vezes irracionais que podem causar insônia, desconforto estomacal, irritabilidade, tensão muscular e dificuldade de concentração.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Transtorno de estresse pós-traumático, ou TEPT, é uma reação emocional forte e contínua em pessoas que testemunharam ou sofreram um evento traumático, como violência, um acidente de carro ou um desastre natural. Emoções associadas ao TEPT incluem ansiedade, depressão, culpa, raiva e medo. Os sintomas geralmente incluem flashbacks, pesadelos e irritabilidade.

De acordo com o Centro de Desenvolvimento de Instrutores e Instrução da Northern Illinois University, “Depois de um evento traumático, as pessoas tendem a superestimar sua capacidade de predizer o que iria acontecer e essa superestimação pode levar a uma avaliação mais ampla da culpabilidade e da autocensura ”.

Os membros das forças armadas, particularmente aqueles que serviram durante uma guerra, freqüentemente sofrem de TEPT. Eles podem experimentar uma culpa extrema e debilitante porque viveram quando tantos outros morreram, ou porque tiveram que matar ou ferir outras pessoas no cumprimento do dever.

Transtorno da Personalidade Borderline

Pessoas que sofrem de personalidade limítrofe desordem, ou BPD, pode experimentar crises de depressão ou ansiedade seguida de culpa ou raiva. Auto-mutilação e abuso de drogas ou álcool são, por vezes, sintomáticos da DBP. As pessoas com DBP geralmente sentem que não merecem ser felizes, então se engajam em comportamentos de auto-sabotagem que afetam os relacionamentos e seu trabalho. Eles podem ficar presos em um ciclo de autodestruição, culpa, depressão ou raiva.

Ansiedade e culpa em crianças

As crianças podem experimentar vários transtornos relacionados à ansiedade e à culpa. Eles podem se sentir pressionados a atingir o nível acadêmico ou social, e muitas vezes se sentem culpados se acreditarem que não corresponderam às expectativas dos pais. Crianças podem sentir ansiedade e culpa quando sofrem de transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo ou transtorno de estresse pós-traumático.

Tratamento para transtornos de ansiedade

Dependendo do tipo e gravidade do transtorno de ansiedade , o tratamento pode envolver terapia ou medicação. Algumas pessoas optam por se auto-tratar, seja por conta própria ou através do uso de livros de auto-ajuda ou recursos motivacionais de áudio ou vídeo.

A terapia cognitivo-comportamental e as técnicas de relaxamento são frequentemente tratamentos bem-sucedidos para o transtorno de ansiedade generalizada. Tratamentos como terapia de exposição podem ser usados ​​em pacientes com TEPT. Inibidores seletivos da recaptação da serotonina, ou ISRSs, são um tipo comum de medicação usada para tratar diferentes formas de ansiedade.