casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os efeitos cognitivos da ansiedade

A ansiedade, uma emoção que pode estar associada ao medo e ao estresse, pode ser uma condição debilitante se não tratada adequadamente e se não for levada a sério. Quando se trata de seu comportamento cognitivo e pensamento, a ansiedade pode deteriorar lentamente seus processos de pensamento e sua capacidade de tomar decisões cognitivas e racionais. A ansiedade pode obscurecer seus pensamentos e sua mente, fazendo você se sentir inadequado e com medo do que pode acontecer. Se você sofre de ansiedade, você também pode experimentar os efeitos cognitivos da ansiedade. Medo racional ou irracional, o medo é um efeito colateral cognitivo natural da ansiedade. Se você sofre de ansiedade, pode ter medo de uma grande variedade de circunstâncias externas; teme que você não seja bom o suficiente, medo de que algo aconteça com sua família, tenha medo de ser abandonado. O medo é uma emoção natural e é útil em circunstâncias de luta ou fuga, aponta Merck. Mas se você tem medo de ansiedade, isso atrapalha sua vida normal e dificulta o seu funcionamento.

Pensamentos negativos

Pensamentos negativos podem ser úteis às vezes, para permitir que você sinta o perigo e entenda como para se proteger. Mas pensamentos negativos que o deprimam, fazem você se sentir autodestrutivo ou deprimido podem fazer com que você sinta ainda mais ansiedade, perpetuando um ciclo de baixa auto-estima e autoestima. HelpGuide.org observa que um tratamento eficaz para a ansiedade é identificar a raiz dos pensamentos negativos e bani-los com pensamentos positivos e afirmações realistas.

Sentimentos de inadequação

Sentimentos constantes de inadequação atormentam sua mente se você estiver um sofredor de ansiedade freqüente. Você pode pensar que você não é bom o suficiente no seu trabalho, um amigo ou pai ruim. Esses sentimentos de inadequação são então intimamente ligados aos seus sentimentos negativos e medo, tornando sua ansiedade uma tripla ameaça. Quando se lida com a ansiedade, você tem medo de ser julgado pelos outros e não de medir, diz o Social Anxiety Institute. Isso afirma seus medos, faz você se sentir constrangido e mergulha você mais profundamente na depressão.

Sua memória pode ser afetada ao lidar com a ansiedade, encontrou um estudo realizado pela Escola de Psicologia da Universidade de Londres e publicado em uma edição de 2008 da Cognitive, Affective, & Neurociência Comportamental. Indivíduos que apresentavam altos níveis de ansiedade, quando solicitados a repetir um determinado padrão mostrado apenas momentos antes, nem sempre podiam executá-lo corretamente, enquanto indivíduos de baixa ansiedade não tinham problema em repetir os padrões. Ansiedade pode afetar seu desempenho no trabalho e lembrar pequenos detalhes.