casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são as causas da tosse dos fumantes?

Fumantes geralmente têm uma "tosse de fumante", causada por danos aos pulmões causados ​​por seu hábito. Fumar é um forte irritante para os pulmões. A fumaça do cigarro contém aproximadamente 4.000 substâncias químicas diferentes. Também contém alcatrão e materiais radioativos. A tosse de um fumante pode indicar vários distúrbios diferentes que resultam do tabagismo.

Danos ao Cílio

Os pulmões normais são revestidos por cílios, que são projeções semelhantes a pêlos que varrem o muco e os irritantes para cima e para fora dos pulmões. Os cílios protegem os pulmões da infecção e irritação. A fumaça do cigarro contém toxinas e partículas que danificam os cílios, impedindo o funcionamento normal. Os fumantes comumente desenvolvem uma tosse matinal, pois alguns cílios recuperam a função durante o sono e tentam remover o muco e as partículas que se acumularam no dia anterior. Após o tabagismo prolongado, os cílios podem ficar permanentemente danificados, aumentando o risco de irritação e infecção.

Bronquite Crônica

A bronquite crônica é uma doença pulmonar grave e contínua, causada mais frequentemente pelo tabagismo. É caracterizada por inchaço das vias aéreas e aumento da produção de muco. As vias aéreas estreitam e ficam bloqueadas pelo inchaço e pelo muco, causando sintomas como falta de ar e tosse produtiva. À medida que a bronquite crônica progride, os sinais e sintomas pioram. Estes incluem falta de ar, o que limita a atividade; unhas e lábios que se tornam escuros e azuis, significando falta de oxigênio; e desenvolvimento de uma pieira. O tratamento inclui o manejo dos sintomas com broncodilatadores e esteróides para reduzir a inflamação. Parar de fumar é a maneira mais importante para impedir a progressão desta doença.

Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão é o assassino de câncer número um em homens e mulheres. Fumar é a causa mais frequente de câncer de pulmão. A tosse é um dos sinais mais comuns de câncer de pulmão, afetando 47 a 86 por cento das pessoas com esta doença, de acordo com um artigo publicado em 2013 por "Cough". Algumas causas dessa tosse incluem obstrução tumoral, líquido nos pulmões, infecção, colapso pulmonar ou, menos comumente, tosse pode ocorrer como efeito colateral da quimioterapia.