casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Rinite Alérgica e Gotejamento Pós-Nasal

De acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia, as alergias afetam de 40 a 50 milhões de pessoas por ano e podem ter um impacto sério na qualidade de vida de uma pessoa. A rinite alérgica, ou um corrimento nasal causado por uma resposta a um alérgeno, é uma causa comum de gotejamento pós-nasal. O nariz normalmente produz muco para capturar substâncias estranhas, como poeira, pêlos de animais, pólen, bactérias e vírus. Quando o nariz produz muito muco, o muco escorre pela parte posterior da garganta, o que pode ser desconfortável e causar tosse.

Causas da rinite alérgica

De acordo com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), a rinite alérgica ocorre quando uma pessoa sensível a alérgenos inala um alérgeno. Um alérgeno pode ser qualquer substância que faça com que o corpo de uma pessoa responda inadequadamente. Quando o corpo encontra o alérgeno, ele gera grandes quantidades de um anticorpo chamado imunoglobulina E ou IgE. Esses anticorpos são únicos porque se ligam fortemente aos mastócitos, um tipo especial de célula que libera histamina. Esta liberação de histamina resulta em inflamação e causa muitos dos sintomas da rinite alérgica, incluindo espirros, corrimento nasal e coceira nos olhos. As pessoas que desenvolvem rinite alérgica sazonal são tipicamente sensíveis a alérgenos externos.

Sintomas de gotejamento pós-nasal:

Gotejamento pós-nasal é um dos resultados mais comuns da rinite alérgica. Quando o muco excessivo é produzido como resposta ao alérgeno, o muco escorre pela parte posterior da garganta. Isso pode resultar em ingestão constante de muco, cócegas na parte de trás da garganta, dor de garganta crônica, tosse crônica e mau hálito. Quando um médico examina um paciente com gotejamento pós-nasal, ele normalmente vê um padrão na parte de trás da garganta que é referido como "cobertura". Outras causas de gotejamento pós-nasal

Post- gotejamento nasal pode ser causado por qualquer processo que resulte em aumento do muco. As causas mais comuns, além da rinite alérgica, incluem rinite não alérgica (vasomotora) e sinusite. A rinite não alérgica pode ser suspeitada em um paciente idoso que não tenha tido alergias ou em um paciente com teste cutâneo negativo a alérgenos. A doença do refluxo gastroesofágico, ou o refluxo do ácido do estômago para o esôfago, pode causar sintomas semelhantes e pode ser diagnosticada erroneamente como gotejamento pós-nasal. É importante diferenciar entre esses distúrbios, porque o tratamento para cada um é diferente.

Tratamentos que diminuem a produção de muco na rinite alérgica ajudam a resolver os sintomas de gotejamento pós-nasal. Os corticosteróides inalados tendem a ser a terapia medicamentosa mais eficaz; eles reduzem a congestão nasal diretamente através de um efeito antiinflamatório. Os anti-histamínicos são medicamentos que reduzem a resposta da histamina e, portanto, ajudam a aliviar os sintomas da alergia. No entanto, esses medicamentos podem causar sonolência e também ter o efeito colateral da boca seca. Sprays nasais, como gotas salinas e um lota, podem ser usados ​​para irrigação nasal para reduzir a carga de muco nasal, mas esses tratamentos melhoram os sintomas sem melhorar a doença em geral.

Outras Terapias

Se pós-nasal gotejamento não melhora com o tratamento da rinite alérgica, é importante considerar outras causas. Sinusite crônica pode ser avaliada por um médico de ouvido, nariz e garganta e pode ser tratada com antibióticos e até mesmo com cirurgia se houver uma anormalidade causando a sinusite. A rinite vasomotora pode ser tratada com um esteróide nasal. Evitar disparadores como alimentos condimentados, mudanças no clima ou exposições ocupacionais também podem ser úteis.