casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os efeitos a longo prazo do omeprazol?

O omeprazol, que é classificado como um inibidor da bomba de prótons, é usado para diminuir a produção de ácido no estômago. Omeprazol impede as atividades das enzimas do estômago que produzem ácido estomacal. Supressão a longo prazo do ácido do estômago por omeprazol pode causar efeitos colaterais.

Pancreatite

O uso prolongado de omeprazol pode causar pancreatite, de acordo com Drugs.com. A pancreatite é a inflamação do pâncreas, um órgão que produz enzimas digestivas importantes para a digestão de gorduras e carboidratos. O pâncreas também produz insulina, um hormônio importante no controle dos níveis de glicose no sangue. Sinais e sintomas de pancreatite incluem náusea e vômito, febre, calafrios, dor na parte superior do abdômen, fezes gordurosas, batimentos cardíacos acelerados, sudorese e respiração rápida.

Nefrite intersticial

O uso crônico de omeprazol pode causar interstício neprhritis, inflamação dos espaços entre os túbulos renais. A nefrite intersticial reduz a capacidade dos rins de remover os resíduos do corpo e pode, eventualmente, levar à insuficiência renal. Sinais e sintomas de nefrite intersticial incluem diminuição da micção, aumento súbito de peso, confusão e alterações no estado mental, sangue na urina, náuseas e vômitos.

Fraturas

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA avisa que a longo prazo O uso de altas doses de omeprazol e outros inibidores da bomba de prótons pode levar ao aumento do risco de fraturas do quadril, coluna e punhos. Pacientes com problemas ósseos, como osteoporose, devem evitar o omeprazol. A FDA aconselha os consumidores a não tomar mais de três cursos de 14 dias de omeprazol em um ano.