casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Drogas e Tratamento para a Asma

A asma é uma doença crônica sem cura, no entanto, um bom manejo da asma pode permitir que um indivíduo com asma viva uma vida normal e ativa, com poucos sintomas. O objetivo do tratamento da asma é reduzir os sintomas da asma e minimizar o risco de ataques de asma. O manejo da asma inclui medicamentos e terapias e estratégias não medicamentosas

O que os medicamentos são usados no tratamento da asma?

Existem dois tipos principais de medicamentos usados no tratamento da asma: medicamentos controlados, que ajudam a alcançar a longo prazo controle e são feitos para serem tomados diariamente, e resgate de medicamentos, que são destinados ao alívio rápido dos sintomas da asma. Muitas pessoas confundem a medicação de controle com a medicação de resgate, por isso é importante pedir esclarecimentos ao seu médico. Eu sugiro escrever "controlador" no seu medicamento controlador e "resgate" em seu remédio de resgate.

Os medicamentos para asma podem ser tomados em forma oral (por comprimido ou líquido) ou usando um dispositivo chamado inalador. Para garantir que o medicamento inalado atinja diretamente os pulmões, seu médico lhe mostrará como usar o inalador corretamente. Ele ou ela provavelmente lhe dará um espaçador ou AeroChamber que se conecta ao seu inalador, a fim de garantir que o medicamento entre em seus pulmões e não na boca ou no fundo da garganta.

É importante tomar seus medicamentos como prescrito. É fácil esquecer de tomar medicamentos de controle para a asma quando estiver se sentindo bem. Se seu médico prescreveu uma medicação de controle, desenvolva uma maneira de lembrar de tomar a medicação diariamente, colocando-a ao lado de sua escova de dentes ou definindo um lembrete de alarme.

O que são os medicamentos de controle?

Inalado Os corticosteróides são os medicamentos controladores mais utilizados para a asma. Os exemplos incluem fluticasona (Flovent), budesonida (Pulmicort), beclometasona (Beclovent, Qvar, Vanceril) ou mometasona (Asmanex). Ensaios clínicos sugerem que os corticosteróides inalatórios são os medicamentos mais eficazes para diminuir a inflamação e o inchaço das vias aéreas, o que causa ataques de asma. Diminuir a inflamação nas vias respiratórias com corticosteróides inalados previne os sintomas da asma.

Os corticosteróides inalados são geralmente seguros quando tomados como prescrito, no entanto, cada medicamento tem alguns efeitos secundários em certas pessoas. Em geral, os benefícios de tomar corticosteróides inalados para prevenir sintomas e ataques de asma são maiores do que o risco de efeitos colaterais. Os efeitos colaterais dos corticosteróides inalados incluem uma infecção na boca chamada afta, que é uma condição que pode ser tratada. As chances de ocorrência de aftas também podem ser diminuídas com o uso de um espaçador ou AeroChamber. Lavar a boca com água depois de tomar corticosteróides inalados também pode diminuir o risco de aftas. Os corticosteróides inalados não são viciantes. Se você tiver um ataque de asma, seu médico poderá pedir que você tome pílulas de corticosteróide ou líquido por períodos curtos para controlar sua asma. Se tomadas por longos períodos, esses medicamentos podem aumentar o risco de catarata e osteoporose. Para alguns indivíduos com asma grave, um prestador de cuidados de saúde pode prescrever corticosteróides orais para serem tomados diariamente.

Antagonistas de leucotrienos, como montelucaste (Singulair), zafirlucaste (Accolate, Vanticon) ou zileuton (Zyflo), bloqueiam reação em cadeia que causa inflamação nas vias aéreas. Estes medicamentos são tomados por via oral. Às vezes, os profissionais de saúde escolhem os antagonistas dos leucotrienos como uma alternativa aos corticosteróides inalados e, às vezes, adicionam antagonistas dos leucotrienos aos corticosteróides inalatórios.

Uma combinação de agonistas beta2 inalatórios de longa duração e tratamento com corticosteróides inalatórios, como fluticasona-salmeterol. (Advair), budesonida-formoterol (Symbicort) ou mometasona-formoterol (Dulera) diminui a inflamação e abre as vias aéreas. Estes medicamentos são utilizados em combinação porque os beta2-agonistas inalatórios de longa duração não são seguros quando usados isoladamente.

Os medicamentos anti-IgE como o omalizumab (Xolair) são utilizados para a asma grave e são administrados uma vez por mês

Cromolyn é um medicamento controlador que é administrado por um nebulizador.

Quais são os medicamentos de resgate mais comumente usados?

Medicamentos de resgate são usados quando você está experimentando sintomas de asma, como Quando você está tendo um ataque de asma, portanto, você deve levar seu inalador de medicação de resgate com você em todos os momentos. Os medicamentos de resgate mais comumente utilizados para asma são inalados beta2-agonistas de curta duração, como albuterol (Proventil, ProAir, Ventolin, Salbutamol, Accuneb). Estes medicamentos agem rapidamente para relaxar os músculos tensos e abrir as vias aéreas para que você possa respirar imediatamente. Outros medicamentos de resgate incluem terapias combinadas de ipratrópio-albuterol (Combivent) ou levalbuterol (Xopenex). Se você estiver usando sua medicação de resgate mais de duas vezes por semana, entre em contato com seu médico, pois pode ser necessário aumentar a dosagem de seus medicamentos controladores, que são tomados diariamente para reduzir a inflamação. , , ] ]