casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sintomas de Angina Exercionais

Angina de esforço, ou angina estável, é um tipo de dor no peito causada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo através de uma artéria coronária ou vaso sanguíneo ao redor do coração. De acordo com o Medline Plus, a angina de esforço ocorre com atividade ou estresse. A dor no peito geralmente começa devagar, mas pode piorar nos próximos minutos antes de se resolver. Descanso e medicamentos são utilizados para aliviar a angina de esforço. Dor torácica A dor torácica é o sintoma mais comum associado com angina de esforço, afirma MayoClinic.com. Isso ocorre porque o corpo precisa de oxigênio e nutrientes adicionais com atividade adicional. O coração bombeia sangue rico em oxigênio para as partes do corpo que precisam dele para realizar atividades de esforço. Um paciente com doença arterial coronariana tem depósitos de gordura nas artérias coronárias que impedem o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, que precisa bombear o sangue com eficácia. Esse bloqueio pode resultar em dor no peito. Um paciente com história de angina deve interromper a atividade física e usar medicações antianginosas prescritas se o médico recomendar. Se a dor no peito é nova ou pior do que em episódios anteriores, ele deve procurar tratamento médico imediato.

Radiating Pain

A dor pode ocorrer em outras partes do corpo. De acordo com MayoClinic.com, a dor pode viajar para os braços, pescoço, mandíbula, ombro ou costas. Isso ocorre porque os nervos que sentem dor no peito também sentem dor em outras partes da parte superior do corpo. Embora os braços, o pescoço, o ombro e a mandíbula não estejam sentindo dor, o cérebro detecta sinais de dor dessas áreas porque os sinais de dor vêm do mesmo nervo. Assim, o cérebro detecta incorretamente a dor de outras partes do corpo durante a angina de esforço. Neste caso, um paciente deve procurar atendimento médico se a dor é nova ou diferente, ou ela deve descansar e tomar medicamentos prescritos pelo médico.

Falta de Respiração

Um paciente com angina de esforço também pode experimentar falta de respiração, afirma MayoClinic.com. Isso ocorre porque o coração também bombeia sangue para os pulmões para ser oxigenado. Quando o tecido cardíaco não está recebendo sangue por causa de uma artéria bloqueada, não consegue bombear o sangue para os pulmões. A falta de circulação sanguínea nos pulmões resulta em falta de ar. Nesse caso, um paciente deve procurar atendimento médico imediato se a falta de ar for grave ou se for um novo sintoma associado à atividade de esforço. Um paciente nunca deve hesitar em procurar atendimento médico se estiver preocupado com a possibilidade de ter um ataque cardíaco.