casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Lisina e Treonina

A lisina e a treonina são aminoácidos essenciais, o que significa que não podem ser produzidos pelo organismo. No entanto, ambos têm muitos benefícios para a saúde quando tomados como suplemento. Lisina e treonina são encontrados em muitos alimentos, incluindo produtos lácteos, carne e legumes, e também podem ser comprados em forma de pílula e em pó.

A Lisina desempenha um papel na manutenção de um sistema imunológico saudável ajudando na produção de anticorpos. A lisina é um suplemento eficaz para combater as condições induzidas pelos vírus do herpes, incluindo herpes labial e herpes zoster. A lisina funciona impedindo a absorção do aminoácido arginina, um componente importante necessário para a replicação do vírus do herpes. A lisina também promove a formação de colágeno e proteína muscular, auxiliando na rápida recuperação de lesões esportivas e cirurgias.

Treonina também auxilia na produção de anticorpos para fortalecer o sistema imunológico. A treonina é encontrada principalmente no sistema nervoso central; pode ajudar a combater a depressão. A treonina é necessária para a produção de glicina e serina, dois aminoácidos necessários para produzir colágeno, tecido muscular e elastina. Isso ajuda a manter o corpo e o coração fortes e elásticos. A treonina também ajuda a acelerar a cicatrização e a recuperação de lesões, ajudando a construir ossos fortes. A treonina também ajuda na digestão de gorduras, ajudando a combater a insuficiência hepática, evitando o acúmulo de gordura no fígado.

Deficiência de Lisina e Treonina

Pessoas com dieta pobre em proteínas podem ter deficiência de lisina. Os sintomas podem incluir irritabilidade, falta de energia, falta de apetite ou incapacidade de concentração. Os sintomas físicos podem incluir olhos vermelhos, perda de cabelo, crescimento retardado e perda de peso. Devido à sua abundância na dieta humana, a deficiência de treonina não é comum. No entanto, os veganos podem querer considerar um suplemento, uma vez que a treonina é mais comum em carnes.

Doses padrão

A dose habitual de lisina é de 500 a 1000 miligramas (mg) por dia. No entanto, é seguro tomar até 6 gramas por dia, como fazem os herpes para controlar seus sintomas. A dose padrão de treonina é entre 103 e 500 mg por dia. Doses mais altas do que isso podem ser tóxicas para o seu corpo ao interromper a função do fígado.