casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como distinguir entre cortes e herpes labial

Pode ser difícil determinar a causa das manchas irritadas da pele no rosto. No entanto, o frio feridas e cortes têm várias características que devem permitir a maioria das pessoas distinguir entre os dois problemas de pele. Se você não tiver certeza do que causou uma lesão em seu rosto, consulte um médico para que as técnicas de tratamento adequadas possam ser iniciadas.

Procure as indicações de um corte. Os cortes são causados ​​por trauma na pele com um objeto pontiagudo. Uma linha reta ou quase reta, onde a borda do objeto pontiagudo contatou a pele, deve ficar visível quando o sangramento parar. Se essa linha estiver presente, é provável que você tenha cortado a pele e não tenha uma afta.

Verifique os sintomas de uma afta. Estes incluem uma sensação de queimação, coceira ou formigamento ao redor dos lábios ou partes próximas do seu rosto, seguido pelo aparecimento de uma erupção vermelha. No topo da erupção vermelha, uma bolha cheia de líquido aparecerá. De acordo com a Clínica Mayo, essa bolha se romperá, liberando o fluido (que pode incluir sangue). Ele vai começar a cicatrizar dentro de uma semana depois que ele se desenvolve.

Considere a localização da ferida. Se estiver dentro de sua boca, é improvável que seja uma afta; herpes labial só raramente ocorre dentro da boca. Se a área afetada estiver dentro da boca, pode ser um corte, afta ou outra condição. Um médico pode estar melhor equipado para examinar áreas afetadas da pele dentro da própria boca.

Dica

Se é um corte ou afta, não escolha na área. Isso pode causar a infecção e, no caso do herpes labial, pode espalhar o vírus que causa a doença. Não comece a tratar uma ferida facial ou outra condição sem primeiro determinar sua causa. Isso pode retardar a cicatrização e potencialmente causar mais danos.