casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Lactato e intolerância à lactose

Apesar dos nomes semelhantes, o lactato e a lactose não são substâncias químicas similares. Embora ambos possam ocorrer em alimentos, incluindo laticínios, eles não são usados ​​da mesma maneira no corpo. Além disso, se você é intolerante à lactose, isso não significa que você terá problemas para processar o lactato ou comer alimentos que contenham lactato.

Lactato

O lactato é uma molécula carregada negativamente formada a partir de um composto chamado ácido lático. ácido. Algumas bactérias produzem lactato quando metabolizam os açúcares. Os seres humanos também produzem lactato como um subproduto do metabolismo, embora apenas sob certas condições. Especificamente, diz o Dr. Gary Thibodeau em seu livro "Anatomia e Fisiologia", você produz lactato quando suas células processam açúcares por energia na ausência de oxigênio, como quando você está engajado em um sprint rígido ou esforços de força durante o exercício. Br> Lactato em Alimentos

O lactato pode ocorrer naturalmente em alguns alimentos, e em outros casos, é adicionado. Alimentos fermentados como pão de fermento e iogurte contêm lactato naturalmente. Isso ocorre porque esses alimentos são fabricados permitindo que as bactérias convertam uma certa quantidade de açúcar na massa ou laticínios em lactato, produzindo um sabor amargo e mudando de textura. Como o lactato altera a acidez de um alimento, pode dificultar o crescimento de bactérias patogênicas nos alimentos. Como tal, o lactato é às vezes adicionado aos alimentos como conservante.

Lactose

Ao contrário do lactato, a lactose é um açúcar. Embora seja possível para os seres humanos, outros animais e bactérias converter a lactose em lactato durante o processo de fermentação, os produtos químicos têm pouco em comum. Você toma lactose toda vez que consome leite ou outros produtos lácteos. Uma enzima chamada lactase, que ocorre em seus intestinos, digere a lactose em moléculas menores que você absorve na corrente sanguínea e pode usar como energia, dizem os drs. Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Bioquímica".

Intolerância à lactose

Algumas pessoas não produzem lactase suficiente para digerir a lactose de forma eficaz. Isto é referido como intolerância à lactose. Se você é intolerante à lactose, consumir laticínios faz com que você experimente uma variedade de sintomas gastrointestinais desconfortáveis, incluindo inchaço e cólicas. Se você é intolerante à lactose, você deve evitar alimentos que contenham lactose. Como alternativa, você pode tomar um suplemento de lactase quando consumir laticínios. Você não precisa, no entanto, evitar alimentos com lactato natural ou adicionado.