casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Lista de Doenças Debilitantes

Doenças debilitantes são aquelas que interferem significativamente nas atividades da vida diária. Embora os distúrbios de qualquer sistema de órgãos possam prejudicar a vida diária até certo ponto, as doenças que dificultam significativamente a capacidade de atividade física tendem a ser mais debilitantes. Pessoas com capacidades físicas severamente restritas normalmente requerem assistência pessoal ou mecânica para realizar as tarefas necessárias para uma vida independente.

Artrite e outras doenças esqueléticas

Os ossos e articulações do sistema esquelético são a base que torna o movimento possível . Muitos distúrbios comuns afetam o sistema esquelético e podem ser debilitantes. A artrite inclui cerca de 100 distúrbios que levam à deterioração das articulações, com dor associada e perda de função. A osteoartrite é a forma mais comum da doença entre os americanos. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças afirmam que a artrite é a principal causa de incapacidade nos Estados Unidos. Aproximadamente 23 milhões de adultos americanos relatam limitações em suas atividades devido à artrite.

A osteoporose, caracterizada por ossos fracos e quebradiços, também pode levar à incapacidade em casos graves. Distúrbios esqueléticos debilitantes menos comuns incluem osteomalácia - ou amolecimento ósseo - e distúrbios genéticos que afetam a estrutura óssea e esquelética.

Doenças Pulmonares

Juntamente com o sistema circulatório, os pulmões fornecem ao corpo vida útil. sustentando o oxigênio. Como a necessidade do corpo por oxigênio aumenta com a atividade, doenças que interferem na função pulmonar podem ser gravemente debilitantes. A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, é uma condição pulmonar progressiva na qual o dano tecidual leva a uma diminuição acentuada na capacidade de extrair oxigênio do ar com eficiência. A DPOC é a segunda principal causa de incapacidade nos Estados Unidos ea terceira causa mais comum de morte.

Doenças pulmonares menos comuns que podem ser debilitantes incluem fibrose cística, fibrose pulmonar e sarcoidose. Cada uma dessas doenças cicatriza ou distorce os pulmões de forma que eles não podem funcionar normalmente.

Doenças Cardiovasculares

Doenças cardíacas que progridem ao ponto de o coração não conseguir mais acompanhar as demandas do corpo - uma condição conhecida como insuficiência cardíaca - leva à incapacidade, que pode variar de leve a grave. A doença arterial coronariana, caracterizada por depósitos de gordura que obstruem o fluxo sanguíneo para o coração, é a principal causa de insuficiência cardíaca nos EUA. Outras causas incluem anormalidades nas válvulas cardíacas, malformações cardíacas e distúrbios genéticos que afetam o coração.

acidente vascular cerebral ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido, levando à morte de células cerebrais. Os sobreviventes de derrame geralmente ficam com deficiências de longo prazo, o que pode afetar sua capacidade de se mover, se comunicar e pensar com clareza. Aproximadamente 795.000 acidentes vasculares cerebrais ocorrem anualmente nos E.U.A., informa o CDC.

Doenças Neuromusculares

As doenças neuromusculares abrangem vários distúrbios em que a interação entre as células nervosas e musculares é interrompida, prejudicando o movimento normal. Distrofia muscular refere-se a um grupo de desordens neuromusculares hereditárias caracterizadas por perda progressiva de tecido muscular e função voluntária, que é acompanhada por incapacidade progressiva semelhante. A miastenia gravis e a esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig, são outros exemplos de distúrbios neuromusculares debilitantes. A causa dessas duas condições permanece desconhecida.

Outras causas

Muitas outras doenças são potencialmente debilitantes. Por exemplo, transtornos mentais não tratados, como depressão maior, ansiedade generalizada, esquizofrenia e dependência, podem deixar as pessoas incapazes de funcionar em suas vidas diárias. Distúrbios crônicos, como fibromialgia e síndrome da fadiga crônica /encefalomielite miálgica, também são comumente debilitantes. Outros exemplos incluem esclerose múltipla, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, insuficiência renal ou hepática e câncer em estágio avançado ou AIDS.