casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os sinais de uma artéria rompida?

A ruptura de uma artéria é uma condição médica séria que requer atenção médica imediata. Se a ruptura ocorrer devido a um aneurisma, que é uma protuberância na artéria, os sinais de alerta podem surgir subitamente. Aneurismas podem passar despercebidos durante anos sem sintomas até a ruptura ocorrer. Se surgir de um aneurisma ou trauma, reconhecer os sinais de advertência de uma artéria rompida pode salvar sua vida.

Dor

A dor dependerá da localização da ruptura da artéria. Se a ruptura ocorrer na aorta abdominal, haverá dor penetrante nas costas, no lado e no abdome. Quando a aorta torácica se rompe, a dor é sentida na mandíbula, nas costas, no pescoço e no peito. Uma artéria rompida no cérebro pode causar uma dor de cabeça severa, enquanto uma ruptura em pequenas artérias através do corpo pode causar dor nas extremidades.

Náusea

Após a ruptura da artéria, um sinal típico de aviso é náusea. A náusea pode ser tão grave que é acompanhada de vômito. A pele úmida e uma sensação geral doentia ao estômago em conjunção com a dor intensa é um sinal para procurar atendimento médico imediato.

Tontura

Tontura pode ocorrer não importa que rupturas arteriais. À medida que o sangue sai do vaso e se afasta dos órgãos, isso resulta em tontura. Ao ficar em pé, um batimento cardíaco acelerado pode se desenvolver enquanto seu coração trabalha mais para tentar obter o sangue necessário para as extremidades, o cérebro e outros órgãos do corpo.

Choque

Uma artéria rompida pode rapidamente enviar uma pessoa para dentro choque da perda súbita de sangue. Qualquer sinal de choque deve ser levado a sério. Estes incluem respiração superficial, inconsciência, coloração azulada e pele úmida. Atenção médica imediata deve ser buscada, pois o choque pode rapidamente se tornar fatal.

Derrame

Derrame de uma artéria rompida no cérebro resulta especificamente em um acidente vascular cerebral. Alguns dos sinais de alerta que podem estar associados a este tipo específico de ruptura são dormência súbita em um lado do corpo, fraqueza no rosto, confusão repentina e dificuldade de visão em um ou ambos os olhos. Uma súbita e súbita dor de cabeça e súbita dificuldade para andar também são sinais de alerta de uma artéria rompida no cérebro devido a um aneurisma.