casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Exercícios de Terapia Ocupacional para Levantar os Braços

Levantar os braços pode ser muito desafiador após um período prolongado de doença ou repouso na cama ou uma lesão ou derrame cerebral. No entanto, seu terapeuta ocupacional pode ajudá-lo a melhorar sua força e amplitude de movimento usando uma variedade de técnicas, dependendo de suas deficiências específicas. Compreender o propósito das intervenções do seu TO pode orientá-lo a completar sua terapia e alcançar seus objetivos funcionais.

Amplitude de movimento

A amplitude de movimento geralmente é muito limitada após uma longa condição médica. Seu terapeuta fornece uma amplitude passiva de movimento para seus ombros se você for completamente incapaz de levantar os braços para impedir que seus braços fiquem tensos. Seu OT pode usar um massageador de vibração sobre uma barriga muscular fraca para ajudá-lo a recrutar o músculo e iniciar o movimento. À medida que avança, começa a amplitude de movimento ativa e assistida, com o terapeuta ajudando-o a completar os levantamentos dos braços.

Polias suspensas

Uma polia suspensa pode ser útil para ajudar a melhorar sua amplitude de movimento ritmo, particularmente se um braço é limitado e o outro não, que muitas vezes é visto com lesões no ombro ou derrame. Coloque a sua mão mais afetada no punho da polia primeiro, depois coloque a mão mais forte na outra polia. Mover a mão mais forte para baixo levanta o braço mais fraco ou mais apertado para cima. Seu terapeuta deve encorajá-lo a desafiar-se ao longo do tempo para completar o exercício de polia com os cotovelos retos, em vez de dobrar os cotovelos. As polias podem ser a opção menos dolorosa para alguns pacientes, particularmente se eles preferirem ter controle em sua terapia.

Modalidades

Modalidades podem ser usadas por seu OT para ajudá-lo a alcançar maior amplitude de movimento e força. A estimulação elétrica pode ajudar a controlar a dor, aumentar a força das fibras musculares e normalizar a entrada do nervo. Ultrassom, cabeça infravermelha ou diatermia podem reduzir a dor e estimular a cicatrização dos tecidos; eles são geralmente imperceptíveis durante o tratamento. Lançamento de gatilho e massagem são úteis para normalizar o tônus ​​muscular e reduzir a dor.

Atividades Terapêuticas

Seu OT pode direcioná-lo para concluir tarefas simples para melhorar sua amplitude total de movimento. Usando um dispositivo de "arco-íris", ou um tubo dobrado em forma de crescente com ambas as extremidades voltadas para baixo, seu OT pode instruí-lo a mover anéis no tubo do arco-íris de um lado para o outro para trabalhar toda a cintura do ombro. Mover os cones de uma pilha para outra também pode melhorar suas capacidades de levantamento de braços. Tarefas funcionais como esvaziar a máquina de lavar louça e arrumar pratos ou dobrar a roupa podem facilitar ainda mais a sua recuperação. Seu terapeuta pode fazer com que você execute qualquer uma dessas tarefas com punhos pesados ​​em seus pulsos para adicionar um componente de fortalecimento.