casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Ombros Doem Ao Correr

A má postura e o tensionamento dos músculos do ombro podem levar a dores nos ombros e mecânicas de jogging ineficientes ou oscilações nos braços. Os desalinhamentos da parte superior do corpo e as lesões no ombro podem contribuir para a dor no ombro e também para a dor. O tratamento inclui repouso, gelo e antiinflamatórios para controlar a dor e a inflamação, e se estende para melhorar a postura. Para mais orientações, consulte seu médico.

Balanço do Braço

Seus braços se movem em frente das pernas durante a corrida, quando o braço direito balança para a frente com a perna esquerda e o braço esquerdo balança para a frente com a perna direita. Isso ajuda a fornecer estabilidade e um padrão de marcha suave. Por exemplo, um estudo de 2008 da Universidade de Washington descobriu que os músculos da parte superior das costas, pescoço e ombros estabilizaram a parte superior do corpo durante os movimentos e balanços dos braços, impedindo a rotação lateral excessiva dos ombros. > O desalinhamento da parte superior da coluna ou os músculos fracos e tensos podem causar má postura, como se inclinar para a frente e aumentar o estresse colocado nos ombros durante os movimentos do braço. Por exemplo, os músculos tensos do tórax podem puxar os ombros para a frente, esticando os músculos e tendões atrás do ombro. Horas extras causam inflamação, espasmos musculares e dores. Um desalinhamento da coluna superior ou cervical também pode colidir com os nervos, o que pode levar a dor no ombro e dormência ou formigamento. O desalinhamento cervical não tratado pode evoluir para artrite cervical ou hérnia de disco, prejudicando a função do ombro e agravando ainda mais os seus ombros.

Lesões

O uso excessivo de seus ombros e músculos circunvizinhos pode levar a lesões e dores também. Lesões incluem tendinite, bursite e síndrome do impacto, que é quando os tendões são comprimidos em torno de seu ombro. Lesões e desgaste também podem levar à artrite do ombro ou à degeneração da cartilagem do ombro. Conforme você move seu ombro artrítico, os ossos se esfregam juntos, causando esporões ósseos e dor no ombro. Embora a artrite possa estar presente em ambos os ombros, as lesões nos ombros têm maior probabilidade de afligir apenas um ombro em qualquer momento.

Dor referenciada

Em alguns casos, dor ou dor no ombro é dor referida e indica uma séria problema não relacionado ao seu ombro. Doença cardíaca ou um ataque cardíaco, doença da vesícula biliar e outras condições que afetam vários órgãos podem resultar em dor referida em seus ombros. Com dor referida, o movimento do ombro não solicita mais dor. Em vez disso, o estresse colocado em seu sistema cardiovascular e os movimentos bruscos do jogging podem agravar essas condições ou problemas.

Tratamento e Prevenção

Se houver suspeita de dor referida, procure atendimento médico imediato. Caso contrário, descanse, tome gelo e tome medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, para aliviar a dor. Realize alongamentos para o seu peito, ombros, parte superior das costas e pescoço para melhorar o alinhamento e a postura das articulações. Um fisioterapeuta, massagista ou quiroprático também pode ajudar a melhorar a função, flexibilidade e alinhamento de seus ombros. A cirurgia pode ser necessária para artrite e lesões graves. Quando voltar a correr, concentre-se em manter a postura ereta correta com as costas retas e mantendo os ombros relaxados durante os movimentos do braço para evitar dores no ombro.