casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Benefícios e perigos da estévia

A estévia é comumente conhecida como folhas doces ou folhas de açúcar; suas folhas e extratos são obtidos a partir de arbustos de stevia perenes nativos da América do Sul. Extrato desta planta, de acordo com Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, é de duas a 300 vezes mais doce que o açúcar de mesa comum. Há muito que é utilizado como agente edulcorante. Um extrato de estévia conhecido como rebaudiosídeo A foi aprovado pela Food and Drug Administration como um adoçante de uso geral.

Esteviosídeo e raubiosídeo são os dois principais açúcares presentes na planta estévia. Ele também contém esteróis como estigmasterol e beta-stimosterol, juntamente com vitaminas A, B e C, ferro, zinco e cálcio.

Benefícios

A estévia tem sido usada como adoçante por séculos. De acordo com Drugs.com, stevia promove a perda de peso, fornecendo uma opção de baixa caloria para satisfazer os desejos de açúcar. Um estudo publicado na edição de janeiro de 2004 do “Metabolism” mostrou que tomar uma cápsula de esteviosídeo de 1 g pode reduzir os níveis de açúcar no sangue após as refeições. De acordo com o MSKCC, suplementos de esteviosídeo também podem ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a qualidade de vida em pacientes com hipertensão. Alguns estudos em animais, como o publicado na edição de novembro de 2002 do "Boletim Biológico e Farmacológico", mostraram que compostos de esterol e açúcar isolados da estévia podem inibir o crescimento de tumores de pele.

Mecanismo de Ação

As propriedades de diminuição da pressão arterial da estévia podem ser devidas à sua capacidade de impedir a entrada de cálcio nos vasos sanguíneos, diminuindo assim a pressão arterial. O esteviosídeo pode ter propriedades anti-inflamatórias. Os compostos de estévia também podem inibir a formação de glicose no corpo e aumentar a sensibilidade à insulina, diz MKSCC.

Efeitos colaterais

Não foram relatadas grandes reações adversas à estévia. O uso de esteviosídeo na hipertensão pode levar a distúrbios gástricos leves e mialgia em alguns pacientes. A estévia também é segura para uso com a maioria dos medicamentos, embora a dosagem de medicamentos hipertensos e diabéticos possa ter que ser ajustada para levar em conta as propriedades hipoglicemiantes e de diminuição da pressão arterial. Verifique com seu médico se você tomar medicamentos e estão preocupados com interações.

Precauções

Como acontece com qualquer ervas e suplementos, a estévia não pode ser um substituto para medicamentos existentes. Suas reações adversas e interações medicamentosas não foram extensivamente estudadas; não deve ser usado sem consultar um médico. Converse com um médico antes de usar estévia para fins medicinais ou perda de peso.