casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Que efeitos o álcool tem no corpo e no cérebro?

Quando você bebe álcool, ele é absorvido rapidamente em seu sangue e depois transportado por todo o corpo. Dentro de alguns minutos, você pode sentir os efeitos do álcool em seu cérebro. Enquanto você pode desfrutar do consumo de álcool no momento, a ingestão excessiva de álcool a longo prazo pode ter efeitos negativos sobre o fígado, coração e pâncreas. O seu cérebro afeta a parte do cérebro que controla a fala, movimento e memória. Isso também afeta seu julgamento, o que pode levar a algumas decisões ruins quando você está sob influência. Sinais de embriaguez incluem fala arrastada, mau comportamento, dificuldade para andar e dificuldade em realizar tarefas manuais. O uso pesado de álcool a longo prazo pode encolher os lóbulos frontais do seu cérebro, que é a parte do seu cérebro que você precisa para pensar, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde.

Danos ao Fígado

O álcool é especialmente tributar no fígado porque o órgão deve quebrar substâncias nocivas, incluindo o álcool. As pessoas que bebem muito por longos períodos de tempo podem desenvolver esteatose, uma condição na qual a gordura se acumula no fígado e causa fadiga e dor abdominal. Isso pode levar a danos hepáticos mais sérios. Outras doenças do fígado também podem se desenvolver, incluindo hepatite, que é uma condição inflamatória do fígado, ou cirrose, que envolve danos no fígado e tecido cicatricial. Doenças do fígado podem levar a uma morte precoce.

Ajudar ou ferir o seu coração | Álcool pode ser bom ou ruim para o seu coração, dependendo de quanto você bebe. Beber moderadamente, o que é uma ou duas doses por dia para homens e uma bebida para mulheres, pode na verdade diminuir suas chances de desenvolver doenças cardíacas. No entanto, beber muito pode danificar seu coração, causando cardiomiopatia, uma doença em que o músculo cardíaco fica maior, mas é ineficaz. Beber pesado também pode causar problemas potenciais com o ritmo do seu batimento cardíaco. O uso prolongado de álcool também pode levar à hipertensão arterial, o que aumenta o risco de doença cardíaca, diz NIH.

Pâncreas doloroso

Como parte de suas funções corporais normais, o pâncreas produz insulina, bicarbonatos e enzimas digestivas. O álcool provoca o pâncreas a produzir substâncias tóxicas que podem levar à pancreatite ou inflamação e inchaço dos vasos sangüíneos do pâncreas. Enzimas digestivas, que normalmente são inativas até atingirem o intestino delgado, começam a atuar nos tecidos do pâncreas, causando danos que podem levar à infecção, sangramento e danos permanentes.

Sistema Imunológico e Câncer

Beber muito álcool pode enfraquecer o sistema imunológico e aumentar o risco de contrair infecções, como pneumonia e tuberculose. Consumir muito álcool também aumenta o risco de desenvolver certos tipos de câncer de boca, esôfago, garganta, fígado e mama.