casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os efeitos da radiação de microondas

A radiação de microondas é a radiação eletromagnética que é um tipo específico de radiação de radiofreqüência encontrada na alta freqüência da escala: 300 MHz a 300 GHz. Vários tipos de radiação eletromagnética foram estudados e examinados para efeitos sobre a saúde humana. A radiação de MW de fornos de microondas, rádios, telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos pode causar problemas em várias áreas.

Carcinogenic

Tem havido algum debate sobre se os celulares, que operam dentro da freqüência de microondas, podem causar tumores cerebrais. Enquanto a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer reconhece essas ondas de rádio de baixa freqüência como sendo possivelmente cancerígenas, o Instituto Nacional do Câncer diz que apenas alguns dos numerosos estudos realizados sugeriram um aumento do risco de certos tipos de tumores cerebrais. Estes estudos incluem um pelo pesquisador principal MJ Schoemaker e equipe, publicado no "British Journal of Cancer", em 2005, que mostrou que as pessoas que usaram telefones celulares por 10 anos ou mais tiveram um risco aumentado de um tumor do mesmo lado do cabeça que eles regularmente seguravam o telefone. Outro, realizado por M. Hours e associados e publicado na revista francesa “Revue d'Epidemiologie et de Sante Publique” em 2007, confirmou essas descobertas. Ambos os estudos fizeram parte de uma investigação de 13 países do Interphone Study Group, que publicou os resultados em maio de 2010 no "International Journal of Epidemiology" e concluiu que os usuários com alta exposição podem enfrentar um risco aumentado de câncer. Por outro lado, fabricantes de telefones celulares como a Motorola financiaram alguns estudos que se concentraram em usuários de curto prazo e, portanto, não encontraram risco aumentado. Embora a Interphone diga que mais pesquisas sobre os efeitos a longo prazo são necessárias, certamente não seria prejudicial ter cautela. O perigo pode ser reduzido usando um fone de ouvido ou viva-voz para que o telefone não seja mantido próximo à sua cabeça.

Reproductive

Partes do corpo que são sensíveis ao calor podem ser danificadas pela radiação de microondas nível de poder, diz o Dr. Ali Khounsary do Laboratório Nacional Argonne no site do Departamento de Energia. Isso inclui os testículos, que é a razão pela qual a radiação de micro-ondas pode afetar a capacidade reprodutiva dos homens, causando até mesmo infertilidade em alguns.

Neurological

Pessoas trabalhando diretamente dentro dos campos de microondas têm reivindicado uma variedade de sintomas, incluindo fadiga ocular , dores de cabeça, fadiga e distúrbios do sono. Esses efeitos são devidos aos campos de radiação de micro-ondas que interagem com o sistema nervoso central do corpo, de acordo com o Centro Canadense de Saúde e Segurança Ocupacional (CCOHS). Este tipo de radiação é geralmente proveniente de campos modulados por pulsos, não o campo de ondas constante emitido por fornos de microondas; no entanto, Khounsary acrescenta que estudos mostraram que os fornos de microondas podem afetar o comportamento dos animais. Outros possíveis riscos da radiação de microondas que foram publicados incluem perda de memória, dificuldades de aprendizagem e TDAH. E enquanto os fornos de microondas são muito mais seguros do que costumavam ser, mesmo um que esteja funcionando corretamente provavelmente produzirá níveis de microondas significativamente mais altos na cozinha do que uma estação base de telefonia celular nas proximidades, diz a organização sem fins lucrativos Powerwatch. A exposição pode ser reduzida garantindo que o selo esteja limpo e ininterrupto e mantendo seu rosto afastado da porta de vidro durante a operação.