casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Causas Comuns de Acidose Metabólica

A acidose metabólica é uma condição que ocorre quando muito ácido se acumula no corpo. A acidose metabólica é tipicamente causada por condições subjacentes que causam o excesso de níveis de ácido. Pacientes com acidose metabólica desenvolvem respiração rápida, confusão, letargia, choque e, em casos não tratados, morte, de acordo com o MedlinePlus, um site do National Institutes of Health. Tratamento centra-se na cura das doenças que causam a acidose metabólica.

Diabetes Mellitus

Diabetes mellitus pode causar acidose metabólica. A doença impede o corpo de utilizar açúcar na corrente sanguínea. Portanto, o corpo decompõe a gordura e a proteína em energia. Os subprodutos dessa degradação são moléculas chamadas cetonas. Cetonas são substâncias ácidas que se acumulam em pacientes com diabetes não tratada. Altos níveis de cetona levam a um tipo específico de acidose metabólica chamada cetoacidose diabética. Esta condição pode ser fatal se o tratamento médico não é fornecido imediatamente.

Doença renal

Normalmente, o ácido é filtrado pelos rins e excretado na urina. No entanto, pacientes com doença renal grave são incapazes de filtrar e eliminar adequadamente o ácido da corrente sanguínea. Portanto, a doença renal pode ser uma causa de acidose metabólica, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Acidose tubular distal e acidose tubular renal proximal são doenças associadas à acidose metabólica. Tratar a doença renal subjacente, muitas vezes resulta em uma rápida redução nos níveis de ácido.

Aumentou os níveis de ácido láctico

O corpo produz ácido lático durante a respiração anaeróbica. O ácido lático se acumula no corpo e é removido pelo fígado. Aumento da produção de ácido lático ou doenças que impedem a remoção do ácido pode levar à acidose metabólica, de acordo com MedlinePlus. A acidose láctica pode ser causada pelo consumo excessivo de álcool, câncer, exercícios prolongados, insuficiência hepática ou convulsões. Cada uma dessas condições pode causar um aumento súbito nos níveis de ácido láctico, resultando em acidose metabólica.

Intoxicação por intoxicação

Tomar grandes quantidades de aspirina ou ingerir venenos como etilenoglicol ou metanol pode causar acidose metabólica, relata o Centro Médico da Universidade de Maryland. Em grandes quantidades, a aspirina provoca um aumento drástico nos níveis de ácido no corpo. Outros venenos podem aumentar a produção de ácido dentro do corpo, impedir a remoção do ácido do corpo ou de ambos. O tratamento da acidose metabólica causada por envenenamento inclui a remoção de qualquer traço remanescente da droga do corpo e a reparação de qualquer dano causado pelo veneno. , , ] ]