casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Erupção cutânea devido à alergia alimentar

Uma erupção cutânea é um sintoma comum de uma alergia alimentar. Alguém com uma alergia alimentar é mais propenso a desenvolver urticária, comichão na pele e um surto de eczema, de acordo com MayoClinic.com. As alergias alimentares afetam principalmente crianças pequenas com menos de três anos e raramente afetam os adultos. Se uma criança sofre de eczema, ela pode ser mais propensa a desenvolver eczema de uma alergia alimentar. Converse com um médico se uma erupção se desenvolver toda vez que um determinado alimento é consumido.

Sobre alergias alimentares Os alimentos mais comuns são alérgicas a ovos, leite, soja, trigo, peixe e nozes. Durante uma reação alérgica, o sistema imunológico apresenta mau funcionamento e reage a certas proteínas dos alimentos como se fossem substâncias nocivas. O corpo luta contra a produção de anticorpos IgE, de acordo com MayoClinic.com. Os anticorpos entram no sangue e fazem com que os mastócitos produzam histamina. A histamina é a substância química responsável pela maioria dos sintomas de alergia alimentar.

Hives

A urticária é uma erupção cutânea comum devido a uma alergia alimentar. Colmeias são levantadas, vergões inchados na pele que aparecem em clusters com bordas definidas, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. As colmeias se formam como resultado do aumento dos níveis de histamina perto da superfície da pele. A erupção cutânea está extremamente coçada e pode se espalhar para qualquer parte do corpo em questão de minutos. Colmeias que se formam na garganta ou nos ouvidos são preocupantes, pois poderiam causar maiores complicações.

MedlinePlus define o eczema como uma hipersensibilidade na pele que tem vários gatilhos que podem causar a pele a reagir. Eczema é comum em crianças e geralmente é superado pela idade adulta. A erupção começa com pequenos inchaços vermelhos que se formam em bolhas que podem se encher de líquido e estourar, levando ao vazamento. Se riscado, o eczema pode deixar cicatrizes permanentes e pele coriácea. Tratar uma alergia alimentar primeiro identificando os alimentos que estão desencadeando a alergia. Converse com um alergologista sobre a participação no teste de alergia. Evite consumir alimentos que causam o corpo a reagir com um alérgico responde. Tratar colmeias e eczema com over-the-counter hidrocortisona cremes ou prescrito loções corticosteróides, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Hidratar a pele para mantê-lo flexível e protegido.

Consideração de

Se o paciente sofre de eczema, a comida pode não ser o único gatilho para a condição de erupção cutânea. Outros fatores desencadeantes podem incluir alérgenos transportados pelo ar, como pólen, estresse, contato com certos metais, roupas muito quentes ou frias e apertadas, de acordo com o MedlinePlus.