casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Que Tipos de Doenças Diminuem a Conformidade do Pulmão?

Na medicina, a complacência e a elasticidade são maneiras diferentes de descrever como algo elástico, elástico ou flexível é. Quanto mais complacentes forem os pulmões, mais eles serão capazes de se estender em resposta a uma força, e quanto menor a complacência, menos eles se esticam em resposta. Doenças pulmonares que prejudicam a adesão impedem que os pulmões se expandam com tanta facilidade, de modo que é necessária mais força para que eles se expandam para um determinado volume. Duas classes de doenças pulmonares causam diminuição da complacência: doenças pulmonares intersticiais restritivas e doenças associadas a fluidos nos pulmões.

Fibrose pulmonar idiopática

Na fibrose pulmonar idiopática, os tecidos pulmonares normais são substituídos por tecido fibroso fibroso que não não se expandem como fibras elásticas normais. A causa desta doença é desconhecida, e tende a ocorrer mais em pessoas com idades entre 50 e 70 anos. Os sintomas incluem diminuição da tolerância ao exercício, falta de ar, tosse seca e possivelmente dor torácica. Vários testes estabelecem o diagnóstico, incluindo testes de função pulmonar, que medem a força produzida para inspirar e expirar, imagens como tomografias computadorizadas e biópsias dos pulmões. Atualmente não há cura, mas os sintomas podem ser ajudados com drogas para suprimir o sistema imunológico, oxigênio e reabilitação pulmonar.

Pneumoconiose

A pneumoconiose é uma doença causada pela inalação a longo prazo de poeira ou minerais, como nas minas; também é chamado de doença pulmonar ambiental. Exemplos de poeiras químicas que causam esta doença incluem asbesto, carbono, sílica, carvão e berílio. As poeiras se depositam no pulmão e nódulos de tecido cicatricial se infiltram nessas áreas. Pessoas com a doença geralmente não apresentam sintomas, mas em casos graves podem ter falta de ar e tosse. O diagnóstico é tipicamente feito por imagens por tomografia computadorizada. Não há cura, então a prevenção é a melhor abordagem.

Síndrome do desconforto respiratório agudo

Síndrome do desconforto respiratório agudo, ou SDRA, é uma síndrome na qual fluidos e proteínas preenchem os pulmões, dificultando a entrega oxigênio para o sangue. ARDS tem muitas causas, incluindo infecções bacterianas ruins ou infecções virais, trauma grave, pancreatite, inalação de fumaça, quase afogamento, choque e outros. Causa falta de ar grave e respiração difícil. Os testes incluem exames de imagem, exames de sangue dos gases, como dióxido de carbono e oxigênio nos pulmões, e descartam problemas cardíacos como a causa do fluido nos pulmões. O tratamento envolve ventilação mecânica com oxigênio suplementar, controle de fluidos e tratamento da condição ou condições subjacentes.

Outros

Muitas outras doenças podem restringir a complacência pulmonar. Algumas delas incluem doenças do tecido conjuntivo, como algumas formas de lúpus e artrite reumatóide, infecções como tuberculose ou outras pneumonias e efeitos colaterais de certas drogas, como a bleomicina quimioterápica.

, , ] ]