casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

As enzimas destroem carboidratos, gorduras e proteínas para a digestão?

O corpo humano é uma máquina fascinante. Mesmo algo tão simples como digerir sua comida leva o trabalho de centenas de produtos químicos e processos, que você não tem idéia estão ocorrendo. Seu corpo usa um arsenal de enzimas para quebrar carboidratos, gorduras e proteínas. Esta é a única maneira de tornar os alimentos quimicamente pequenos o suficiente para levar os nutrientes para a corrente sanguínea e, finalmente, para as células. Se não fosse por essas enzimas, você poderia comer o quanto quisesse, mas ainda morrer de fome, porque você não digeria sua comida.

Boca

A jornada de alimentos no processo de digestão começa no boca. A amilase salivar é a primeira enzima que seu alimento encontra. É secretado pelas glândulas salivares e inicia o processo de decomposição de açúcares e amidos complexos. Proteína e gordura passam pela boca e o tubo de comida, ou esôfago, quimicamente todo.

Estômago

No estômago, as enzimas agem em sua comida para decompô-la ainda mais para o uso do seu corpo. A enzima pepsina começa a quebrar a proteína em pedaços menores chamados peptídeos. O ácido clorídrico também atua sobre a massa de alimentos, mas devido à acidez, não ocorre mais nenhuma digestão de carboidratos. Tanto o álcool quanto a aspirina são absorvidos diretamente pelas paredes do estômago, no entanto.

Pâncreas

Como a comida vem do estômago, ela entra na primeira parte do intestino delgado ou no duodeno. É aqui que o pâncreas segrega suas enzimas no bolo alimentar para quebrá-lo ainda mais. A amalase pancreática toma todo o amido e o divide em maltose. O pâncreas também secreta tripsina e quimiotripsina para decompor as proteínas em peptídeos. A lipase é secretada para alterar as gorduras em ácidos graxos e glicerol. A bile do fígado e da vesícula biliar também trabalha na gordura para emulsioná-la ou quebrá-la em pedaços menores.

Intestino Delgado

A comida se move ainda mais para o intestino delgado, onde ocorre a maior parte da digestão. É também onde ocorre a absorção da comida. Células no intestino delgado liberam peptidases para decompor peptídeos em aminoácidos, que são então absorvidos pela corrente sangüínea. Maltases também são liberados para transformar a maltose em monossacarídeos para absorção na corrente sanguínea.