casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Clindamicina HCL 150 mg Efeitos colaterais

Clindamicina é um medicamento de prescrição que pertence a uma classe de antibióticos chamados lincosamidas. É usado no tratamento de infecções bacterianas e acne grave. A clindamicina está disponível em várias formas de dosagem, incluindo cápsulas, creme vaginal, espuma tópica, gel tópico, infusão intravenosa, injeção, loção e solução. Funciona impedindo a replicação de bactérias no corpo. Muitos efeitos colaterais estão associados ao uso de Clindamicina e podem depender da formulação utilizada. Discuta quaisquer preocupações com o seu médico.

Diarreia

A diarreia pode ser observada em indivíduos aos quais é administrada Clindamicina, particularmente se administrada por via oral ou intravenosa. De acordo com o “Drug Information Handbook”, mais de 10% dos indivíduos experimentam esse efeito colateral. A dor abdominal também é observada em mais de 10% das pessoas. Beber bastante líquido e consumir uma quantidade adequada de fibras em sua dieta pode ajudar. Informe imediatamente o seu médico se a diarreia se tornar grave ou não pare após três dias.

Efeitos na pele

A clindamicina, especialmente as formulações tópicas, pode causar muitas reações na pele. Secura, queimação, coceira, vermelhidão e descamação da pele estão presentes em mais de 10% dos indivíduos. Os géis podem deixar a pele também oleosa. Nas formas oral ou intravenosa, urticária e erupção cutânea são comuns em 1 a 10 por cento dos indivíduos. Se estes se agravarem ou se espalharem por todo o corpo, você pode estar experimentando uma reação grave chamada síndrome de Stevens-Johnson e exigir atenção médica imediata. Se qualquer reação cutânea for acompanhada por inchaço nas mãos, face ou garganta, obtenha ajuda médica imediatamente.

Infecções Fúngicas

O creme vaginal Clindamicina pode causar coceira vaginal e infecções fúngicas vaginais. Pode ocorrer em mais de 10% dos usuários, relata o “Drug Information Handbook”. Como a medicação está matando as bactérias e é incapaz de distinguir um certo tipo de bactéria, as bactérias saudáveis normais também são mortas. Isto dá a oportunidade para o fungo crescer desinibido. Infecções fúngicas também são vistas em outras formulações que ocorrem em cerca de 5% dos indivíduos. Entre em contato com seu médico se tiver algum problema; infecções fúngicas podem exigir intervenção médica.

Náuseas e vômitos

Náuseas e vômitos podem ocorrer com o uso de clindamicina por via oral ou intravenosa. Cerca de 1 a 10 por cento dos usuários podem sentir náuseas e vômitos. Esses efeitos colaterais também podem ser vistos em pessoas que usam a forma tópica, mas ocorrem apenas em cerca de 1%. Goma de mascar ou chupar rebuçados pode ajudar a aliviar essas reações adversas. Se esses sintomas piorarem, contate seu médico imediatamente.

, , ] ]