casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais de Crestor nos músculos

Crestor é o nome comercial do rosuvastatin calcium, um de uma classe de drogas redutoras de colesterol conhecidas como estatinas. Essas drogas reduzem a produção de lipoproteína de baixa densidade (LDL) prejudicial no fígado inibindo a ação de uma enzima conhecida como HMG-CoA redutase. Entre os cerca de 13 milhões de americanos que tomam estatinas, o efeito colateral mais comum é a dor musculoesquelética, observa a Arthritis Foundation. O uso de qualquer droga estatina, incluindo Crestor, também pode envolver efeitos colaterais mais graves sobre os músculos.

Mialgia

Mialgia é o termo médico para dor muscular generalizada e sensibilidade. Uma sensação geral de mal-estar ou mal-estar pode acompanhar esses sintomas musculares. A mialgia está entre os efeitos colaterais mais comuns de Crestor, conforme observado nas informações de prescrição do medicamento em Drugs.com. A informação de prescrição, aprovada pela Food and Drug Administration dos EUA, também documenta o aumento das taxas de mialgia em doses mais altas de Crestor. Identifica mialgia como a razão mais comum para a interrupção do tratamento durante o ensaio clínico JUPITER de 17.802 participantes.

Em uma consulta clínica de 2002 sobre o uso e a segurança das estatinas, o Dr. Richard C. Pasternak e colegas definem mialgia como desconforto muscular sem níveis elevados da enzima creatina quinase no sangue, o que indica ruptura muscular. A dor muscular e a dor sentida com mialgia podem, no entanto, sinalizar problemas médicos mais sérios e as pessoas que tomam Crestor devem informar seus médicos sobre qualquer dor muscular ou sensibilidade, especialmente se também tiverem febre ou mal-estar. Miopatia, ou fraqueza e degradação do tecido muscular esquelético, podem ocorrer naqueles que tomam Crestor. O risco de desenvolver miopatia aumenta quando as pessoas tomam a dose mais alta. MedlinePlus observa que, antes de tomar Crestor, as pessoas devem notificar seus médicos se usarem qualquer outra droga para o colesterol, incluindo fenofibrato, clofibrato, niacina e genfibrozil. Estas drogas podem aumentar o risco de miopatia se tomado com Crestor. Fatores predisponentes para risco elevado de miopatia incluem comprometimento renal e hipotireoidismo. Pessoas com 65 anos ou mais podem correr um risco maior de sofrer miopatia como efeito de tomar Crestor. Quando as pessoas de ascendência asiática tomam Crestor, as concentrações plasmáticas máximas do medicamento atingem um nível mais alto do que nas pessoas caucasianas. Este aumento da exposição acarreta um aumento do risco de efeitos colaterais nos músculos e as informações de prescrição recomendam que os médicos iniciem o tratamento com Crestor na menor dose dessa população.

Rabdomiólise -

A Universidade de Maryland Medical Center descreve a rabdomiólise como um distúrbio no qual as células musculares se quebram e liberam a mioglobina no sangue. Os rins filtram a mioglobina do sangue, mas os compostos produzidos quando a mioglobina se decompõe causam danos aos rins. Os médicos podem confirmar um diagnóstico de rabdomiólise quando os níveis de creatina quinase aumentam para mais de dez vezes o intervalo normal. Rabdomiólise, se não for tratada, pode levar a insuficiência renal e morte. A informação de prescrição para Crestor enfatiza que os riscos de rabdomiólise existem em todas as doses, mas aumenta no máximo. Os sintomas musculares incluem dor, fraqueza ou sensibilidade e um sinal visível é a urina vermelha ou escura.