casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Que tipo de médico deve ser usado para o tratamento da dor ciática

A ciática apresenta dor que vai da parte inferior das costas ou das nádegas até a parte de trás da perna. Causada por compressão no nervo ciático, que vai do centro da parte inferior das costas até a parte de trás da perna até o músculo da panturrilha, a dor pode ser intensa e duradoura. Felizmente, muitos tipos diferentes de médicos podem tratar a dor ciática.

Médico de família

Para a maioria dos casos de ciática, que são simples compressões do nervo ciático por músculos das costas ou discos nas costas, um médico de família pode tratar o problema. A maioria dos casos gerais de ciática resolve-se por conta própria; os médicos prescrevem ocasionalmente exercícios e medicamentos anti-inflamatórios para ajudar com a dor. Um médico de família é um bom lugar para começar, independentemente da gravidade da ciática, porque se for um caso complicado, ele poderá encaminhar um paciente para um especialista.

Cirurgião ortopédico

Cirurgiões ortopédicos são uma escolha popular para o tratamento da ciática, principalmente porque eles tratam regularmente dor lombar e problemas da coluna vertebral. Para casos de ciática que não se resolvam rapidamente sozinhos, ou casos que não respondem ao exercício e à dor leve, um cirurgião ortopédico é uma boa opção. Ele vai ter experiência em gestão da dor e no tratamento dos problemas lombares que podem estar causando a dor ciática.

Neurologista

Pacientes com casos complicados de ciática que apresentam compressão por causa de problemas nervosos procuram tratamento de uma neurologista ou especialista em sistema nervoso. Os neurologistas têm treinamento especializado em problemas que afetam os nervos do corpo, então casos complexos de ciática - freqüentemente aqueles que não estão relacionados à dor lombar - freqüentemente são encaminhados para tratamento.

Neurocirurgião

Ciática que não responde ao tratamento não-cirúrgico, ou casos de ciática que resultam de problemas complicados, como em circunstâncias raras, quando o nervo ciático ataca a pelve de maneira errada, são bons casos a serem levados a um neurocirurgião. Como os cirurgiões ortopédicos, os neurocirurgiões recebem treinamento especializado em técnicas cirúrgicas para resolver problemas. Enquanto os cirurgiões ortopédicos se concentram em problemas do sistema musculoesquelético (como a região lombar), os neurocirurgiões treinam para resolver problemas do cérebro, coluna e sistema nervoso com procedimentos cirúrgicos.

Quiropráticos

Outra opção para o tratamento de ciática é visitar um quiroprático. Embora não seja um médico, os quiropráticos recebem treinamento especial na manipulação das costas e da coluna, a fim de gerenciar ou tratar a dor nas costas. Como a maioria dos casos de ciática resulta de compressão na parte inferior das costas, um quiroprático é outra opção para o tratamento não cirúrgico.