casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos Cardíacos da Hipocalemia

Hipocalemia é um termo médico para baixos níveis de potássio, um mineral que os seres humanos precisam para a saúde normal. De acordo com o livro “Princípios de Medicina Interna de Harrison”, a causa mais comum desse desequilíbrio é diarréia ou vômito significativo. Certos medicamentos, como os medicamentos para pressão arterial conhecidos como diuréticos de alça, também podem causar um nível anormalmente baixo de potássio no sangue. Um dos sistemas do corpo afetados pela hipocalemia é o sistema cardiovascular. O eletrocardiograma, ou ECG, é uma maneira não invasiva de observar a atividade elétrica do coração. . Os vários picos, saliências e ondas no traçado do ECG seguem um padrão específico; se esse padrão parecer incomum, isso pode ser um sinal de que algo está errado com o coração. No caso de um paciente com hipocalemia, há um "colisão" extra no traçado do ECG, chamado de onda "U". De acordo com o Dr. Philip Podrid, escrevendo no UpToDate, não está claro qual atividade elétrica está ocorrendo. no coração quando a onda "U" aparece no traçado de ECG. O que se sabe é que uma onda "U" proeminente é frequentemente uma indicação de hipocalemia.

Fibrilação Ventricular

De acordo com o livro de medicina “ Princípios de cuidados críticos ”, os pacientes com hipocalemia correm um grande risco de desenvolver fibrilação ventricular. A fibrilação ventricular é uma das várias arritmias ventriculares - isto é, ritmos cardíacos anormais que começam nos ventrículos, que são as câmaras do coração que bombeiam o sangue. MedlinePlus descreve a fibrilação ventricular como um ritmo cardíaco perigoso no qual as fibras musculares que compõem o ventrículo se contraem de maneira aleatória e descontrolada.Quando isso ocorre, o sangue nos ventrículos não se contrai. Se a pessoa que está em fibrilação ventricular não receber ajuda médica imediata, ele morrerá devido a uma parada cardíaca. - Bradicardia sinusal

Outro efeito da hipocalemia no coração é chamado bradicardia sinusal, um termo usado para descreva uma frequência cardíaca que seja mais lenta que 60 batimentos por minuto. Isso ocorre porque o nó sinoatrial, ou SA, no coração, às vezes chamado de “marcapasso” do coração, está disparando com menos frequência do que o habitual. O nó SA é onde o sinal elétrico para iniciar um batimento cardíaco se origina; Se menos sinais elétricos começarem do nó SA, o batimento cardíaco será mais lento que o normal. Diz-se que uma pessoa com esse tipo de ritmo está em bradicardia sinusal. Os sintomas podem incluir tontura, desmaio, dor de cabeça ou cansaço. Em outros casos, a pessoa pode não sentir nenhum sintoma da freqüência cardíaca mais lenta.