casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são as diferenças entre a circulação sistêmica e a circulação pulmonar?

O sistema circulatório, constituído por um órgão de bombeamento - o coração - e uma rede de tubos - os vasos sanguíneos - é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrição. em direção e resíduos metabólicos longe das células do corpo. Enquanto o sistema circulatório forma um único circuito fechado, na verdade é composto de dois subsistemas: circulação sistêmica e pulmonar. Trabalhando em conjunto, esses subsistemas garantem que o sangue que chega às células do corpo seja sempre rico em oxigênio. A principal distinção entre os sistemas é que a circulação sistêmica vai de e para as células do corpo. Circulação pulmonar, no entanto, corre para e das superfícies de troca de oxigênio dos pulmões. Cada subsistema circulatório forma um loop e os dois estão conectados pelo coração. Um esquema de circulação pareceria um pouco com a figura oito, observa Lauralee Sherwood, Ph.D., em seu texto "Human Physiology" (Fisiologia Humana). A circulação sistêmica, a alça maior da figura oito, envolve o fluxo sanguíneo do coração para as células do corpo e vice-versa, enquanto a circulação pulmonar, a alça menor da figura, envolve o fluxo sanguíneo do coração para os pulmões e vice-versa. br> Oxigenação do Sangue

Diferentemente da circulação sistêmica, a circulação pulmonar não fornece às células nutrição e oxigênio. Em vez disso, serve ao propósito de reoxigenar o sangue. Quando o sangue deficiente em oxigênio retorna ao coração das células do corpo através da circulação sistêmica, ele é enviado para os pulmões. Aqui, o sangue capta oxigênio e retorna ao coração para distribuição sistêmica. O sangue que sai do coração, portanto, está em diferentes estados de oxigenação, dependendo de qual sistema ele está entrando. O sangue que sai do coração pelas artérias da circulação sistêmica é oxigenado, e esse mesmo sangue retorna ao estado desoxigenado para o coração pelas veias da circulação sistêmica. Em seguida, ele deixa o coração pelas artérias da circulação pulmonar, viaja até os pulmões e retorna como sangue oxigenado pelas veias pulmonares.

Câmaras do Coração

Para manter o sangue oxigenado retornando dos pulmões separado do coração. sangue desoxigenado retornando do corpo, o coração é composto de quatro câmaras formando dois lados distintos. O lado direito do coração, observa o Dr. Gary Thibodeau em seu texto, "Anatomy and Physiology", & rdquo; recebe sangue desoxigenado das células do corpo em uma câmara chamada átrio direito, e envia esse sangue para os pulmões através de uma câmara chamada de ventrículo direito, através da qual o sangue entra na circulação pulmonar. O átrio esquerdo do coração recebe sangue oxigenado dos pulmões e envia esse sangue para as células do corpo através do ventrículo esquerdo, através do qual o sangue entra na circulação sistêmica. Desta forma, os dois subsistemas de circulação são mantidos distintos um do outro, e todo o sangue é forçado pela circulação pulmonar antes de retornar à circulação sistêmica, garantindo a oxigenação ótima.