casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Fisioterapia para miastenia Gravis

A miastenia grave produz vários graus de fraqueza nos músculos do rosto, braços e pernas, bem como dos músculos que controlam a respiração. Pesquisa publicada na edição de setembro de 2005 da revista “Chest” indica que as técnicas de fisioterapia respiratória podem melhorar a força muscular respiratória em pacientes com esta doença neuromuscular. Se você sofre de miastenia gravis, seu médico pode recomendar exercícios de fisioterapia para ajudar a fortalecer seus músculos.

Miastenia gravis

Miastenia gravis - uma doença auto-imune - resulta do sistema imunológico do corpo produzindo anticorpos que atacam seus próprios tecidos. Nesse caso, o corpo produz anticorpos que bloqueiam ou destroem os receptores musculares necessários para a comunicação entre os nervos e os músculos e a subsequente contração muscular. A miastenia grave geralmente produz fraqueza muscular que aumenta durante atividades físicas e diminui após o repouso. Esta doença freqüentemente afeta os vários músculos envolvidos no movimento dos olhos e pálpebras, expressões faciais, mastigação, fala e deglutição. No entanto, também pode enfraquecer os músculos que controlam a respiração e os movimentos em seu pescoço, braços, mãos, dedos e pernas, além de afetar sua visão e capacidade de andar. Os tratamentos médicos - em conjunto com a fisioterapia - podem ajudá-lo a levar uma vida normal à quase normal, de acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame.

Exercícios de Fisioterapia

Seu fisioterapeuta projetará um programa de exercícios que se concentram no fortalecimento dos músculos específicos enfraquecidos pela miastenia gravis. Por exemplo, ela pode sugerir fazer agachamentos para fortalecer os músculos quadríceps e isquiotibiais nas coxas e elevar as pernas para promover força nos músculos abdominais e nos quadris. Se seus músculos são extremamente fracos, seu terapeuta pode instruí-lo a realizar exercícios com alguma ajuda. Depois de notar uma melhoria significativa, ela pode direcioná-lo para realizar exercícios de amplitude de movimento que movem seus músculos através de uma gama completa de movimento - sem ajuda. Um fisioterapeuta pode gradualmente adicionar exercícios de fortalecimento, como levantamento de peso, ao seu regime de atividade. Além disso, ela modificará e recomendará atividades, dependendo do seu funcionamento do dia-a-dia. A progressão de exercícios específicos, juntamente com a intensidade e duração de cada exercício, também irá variar dependendo de sua condição geral. Exercícios Respiratórios - Fisioterapia para miastenia grave também pode consistir de exercícios de respiração para ajudar a melhorar sua função pulmonar. Exercícios respiratórios podem incluir treinamento muscular inspiratório, que fortalece os músculos pulmonares através do uso de um dispositivo respiratório, respiração com lábios e respiração diafragmática. A respiração com lábios franzidos ajuda a liberar ar preso em seus pulmões e diminui a falta de ar. Você pode fazer a respiração com os lábios franzidos inalando lentamente pelo nariz, contando até dois, respirando normalmente e expirando, contando até quatro através dos lábios enrugados. A respiração diafragmática, ou respiração abdominal, envolve exalar pela boca e depois respirar fundo pelo nariz - enchendo o abdômen - e segurá-lo pelo maior tempo possível. Seu fisioterapeuta especificará a frequência e a duração de cada exercício respiratório com base em suas necessidades individuais.

Eficácia da técnica respiratória

Um estudo espanhol de 2005 observou os efeitos do treinamento muscular inspiratório baseado em intervalo combinado com técnicas de retenção respiratória em 27 pacientes diagnosticados com miastenia grave generalizada. Os pesquisadores colocaram os pacientes em um grupo que participou de treinamento muscular inspiratório baseado em intervalos - com intervalos de recuperação embutidos, juntamente com respiração diafragmática e respiração com lábios franzidos, ou em um grupo controle. Durante um período de oito semanas, os pacientes completaram os exercícios respiratórios três vezes por semana: uma vez no hospital e duas vezes em casa - supervisionados por um fisioterapeuta. Durante as sessões de 45 minutos, os participantes engajaram-se em blocos de 10 minutos, cada um com treinamento muscular inspiratório baseado em intervalo e as técnicas de retenção respiratória. Os pacientes que participaram dos exercícios respiratórios exibiram melhorias significativas na força, frequência e resistência da musculatura respiratória, bem como na mobilidade da parede torácica, quando comparados aos do grupo controle.

Algumas evidências científicas sugerem que exercícios de fisioterapia podem beneficiar pacientes que sofrem de miastenia gravis. Pesquisa publicada na edição de novembro de 2007 da revista "Arquivos de Medicina Física e Reabilitação" avaliou 39 estudos sobre a eficácia da terapia de exercícios e fisioterapia em pacientes com doenças neuromusculares, como a miastenia gravis. Com base em suas observações, os pesquisadores determinaram que os exercícios de fortalecimento combinados com exercícios aeróbicos, como caminhar, correr e correr, eram “prováveis de serem eficazes” para pacientes com distúrbios musculares. Além disso, evidências para apoiar exercícios de respiração para pacientes que sofrem de miastenia gravis, bem como pacientes com distrofia muscular miotônica, foram consideradas como "indicações de eficácia". , , ] ]