casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais efeitos o tabagismo tem sobre os rins?

De acordo com o "Clinical Journal ofthe American Society ofNefrology", um grande número de estudos desde 2003 relacionou o tabagismo à diminuição da função renal. Fumar aumenta o risco de doença renal crônica, ou CKD, que pode levar à doença renal em estágio terminal ou doença renal terminal. O Estudo de Intervenção de Fator Múltiplo de Risco, ou MRFIT, estudou 332.544 homens e descobriu que fumar aumentava muito o risco de DRT.

Artérias estão danificadas

O cirurgião geral informou em 2004 que fumar causou alterações nos revestimentos das artérias, que secretam fatores de crescimento que atraem células inflamatórias e citocinas. Isso causa inflamação e leva à aterosclerose, que afeta o suprimento de sangue para os rins. Fumar anda de mãos dadas com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e DRC. A doença renal crônica aumenta o risco de doença cardiovascular, que danifica as artérias e seus revestimentos. Fumar apenas dois cigarros mais do que dobra a quantidade de células endoteliais danificadas que circulam no sangue de indivíduos saudáveis, de acordo com resultados de estudos de não-fumantes saudáveis ​​do Dr. James W. Davis e colegas, publicados em "Clinical Pharmacology and Therapeutics". > Taxa de filtração glomerular aumenta

Hemodinâmica é o estudo de como o fluxo sanguíneo no corpo afeta o coração. Fumar aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, devido aos efeitos da nicotina. A pressão arterial aumenta imediatamente assim que uma pessoa inala. Certos medicamentos para pressão alta, como betabloqueadores, são menos eficazes em fumantes. Norvasc, usado para relaxar os vasos sangüíneos e reduzir a pressão arterial, torna-se menos eficaz na rigidez arterial.

A hemodinâmica do sistema renal também é afetada. Aumentos de pressão causam danos aos glomérulos, que são minúsculos filtros no rim. À medida que a taxa de filtração glomerular (TFG) aumenta, também aumenta a quantidade de danos nos rins. A TFG é um bom indicador de quão bem os rins estão funcionando. Fumar também afeta a artéria renal, que é a principal fonte de sangue para os rins. O Cancer Research UK relata que os cigarros contêm mais de 4000 produtos químicos, dos quais pelo menos 80 são cancerígenos. causando. Os cigarros com baixo teor de alcatrão ainda carregam os mesmos produtos químicos tóxicos encontrados em qualquer cigarro e não são mais seguros para fumar. De acordo com HealthCommunities.com, o ingrediente do arsênico pode acumular-se ao longo do tempo e levar à necrose tubular aguda com insuficiência renal aguda. Esta é uma condição em que as células dos túbulos, que transportam a urina para os ureteres, começam a morrer devido à falta de oxigênio. Isso leva a insuficiência renal aguda ou perda súbita da função renal.

Um estudo de dois anos realizado por PC Chan e colegas do National Toxicology Program descobriu que ratos machos que receberam etil benzeno inalado, outro ingrediente do tabaco, tiveram aumento em tumores dos túbulos renais.

Fumantes também têm um risco maior de câncer renal, de acordo com o Siteman Cancer Center, da Universidade de Washington School of Medicine. Inalar a fumaça permite que produtos químicos passem para a urina. Todos os produtos químicos no tabaco, em seguida, causam células cancerígenas nos rins, levando ao câncer renal. Conclusão

Um dos primeiros estudos a mostrar uma forte ligação entre o tabagismo ea função renal foi a Cardiovascular Health Study Cohort em 2000, que envolveu 4142 participantes não diabéticos. Grande parte do dano renal pode ser interrompido ou revertido ao parar de fumar. Muitas ajudas estão disponíveis para ajudar as pessoas a parar de fumar, incluindo medicamentos, aulas de cessação de fumar e adesivos. Como a nicotina é altamente viciante, a melhor opção é nunca começar a fumar.