casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Qual é a diferença entre uma queimadura de 2º e 3º graus?

As queimaduras são algumas das lesões mais comuns na pele. Queimaduras podem resultar de fogo, trabalho com produtos químicos ou materiais elétricos, ou gastando muito tempo no sol, entre outras razões. Existem três classificações de queimaduras: primeiro grau, segundo grau e terceiro grau. As queimaduras de segundo e terceiro graus são as mais perigosas, e cada tipo de queimadura tem seu próprio conjunto de características identificadoras.

Características de Queimadura de Segundo Grau

Queimaduras de segundo grau ocorrem quando uma queimadura passa pelo primeira camada de pele e na segunda camada da pele, conhecida como a derme. Queimaduras de segundo grau, ao contrário das queimaduras de primeiro grau, irão causar bolhas. Queimaduras de terceiro grau são queimaduras de espessura parcial, o que significa que elas aparecem vermelhas e manchadas. Queimaduras de segundo grau são muito dolorosas e produzem inchaço. Este tipo de queimadura danifica as glândulas sudoríparas, os folículos pilosos e as glândulas sebáceas, mas não causa destruição completa da derme. Devido a esse dano extenso, queimaduras de segundo grau são muito dolorosas e resultam em perda de fluidos.

Tratamento de Queimadura de Segundo Grau

Uma queimadura de segundo grau leva de duas a três semanas para cicatrizar. Aplique água fria na área queimada. Uma pessoa que sofre de uma queimadura de segundo grau também deve ser tratada para choque. Se a queimadura for grave, procure atendimento médico. Uma queimadura comum de segundo grau é uma queimadura solar. Não quebre as bolhas da queimadura.

Características de Queima de Terceiro Grau

As queimaduras de terceiro grau são queimaduras de espessura total, destruindo as camadas da epiderme e da derme da pele. A morte do tecido continua no tecido subcutâneo e pode danificar músculos e ossos. A pele com uma queimadura de terceiro grau ficará branca ou carbonizada. As pessoas que sofrem de uma queimadura de terceiro grau muitas vezes não sentem a dor da queimadura inicialmente porque as terminações nervosas na área queimada foram destruídas. Queimaduras de terceiro grau causam uma grande perda de líquido e estão em grande risco de infecção.

Tratamento de queimadura de terceiro grau

queimaduras de terceiro grau demoram muito tempo para cicatrizar e podem resultar em cicatrizes permanentes e danos nos nervos. Para tratar uma queimadura de terceiro grau, cubra a área queimada com um pano estéril e verifique os sintomas de choque: pele úmida, respiração superficial, pressão arterial baixa não característica e lábios e unhas azulados. Não remova a roupa carbonizada da queimadura nem aplique gelo à queimadura, pois isso pode causar uma vítima de queimadura entrar em choque. Se possível, eleve os pés da vítima queimada para manter o sangue fluindo para os órgãos vitais. Chame uma ambulância imediatamente e notifique o operador se a vítima da queimadura estiver mostrando sinais de choque.