casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | stress Management |

O que é a adaptação positiva

? Adaptação positiva, às vezes identificado com " resiliência psicológica", é um sistema psicológico de habilidades de enfrentamento ao serviço de pessoas ou famílias reuniram-se com os eventos traumáticos . Este sistema de enfrentamento terapêutico encontra adversidades e situações estressantes com ajuste positivo , de crescimento e aumento da resiliência emocional. Teoria Básica

Segundo Jean Ann Summers, Shirley Behr e Ann Turnbull , em seu estudo "A adaptação positiva e lidando Forças de famílias que têm crianças com Deficiência ", adaptação positiva é o processo de adaptação a uma situação negativa , em vez de "consertar " isso. Usando métodos de adaptação positiva , um indivíduo ou a reação da família para um evento emocionalmente estressante potencialmente provoca um " empacotamento de recursos " e coloca o foco sobre os aspectos positivos de uma situação negativa . Como as pessoas se encontram um desafio inicial , a sua solução "torna-se um catalisador e melhora outros aspectos da vida . " Hamilton McCubbin e livro de Joan Patterson " Estresse Social e da Família " chama esta espiral psicológico " bonadaptation , " para cima , em contraste com " má adaptação ", ou disfunção como resultado da crise.
Estresse Theory

teoria do estresse , uma base importante de adaptação positiva , afirma que as pessoas ou famílias têm a ganhar efeitos positivos de eventos indesejáveis ​​. Em seus 1949 o livro " Famílias sob estresse, " Professor Reuben Hill ( visto como o fundador da teoria do estresse) apresenta uma fórmula ABCX onde "A" representa um evento estressante , "B" representa uma pessoa ou uma família de recursos, "C" a sua percepção da importância do evento e "X" a sua reação ao evento. O livro " Estresse Social e da Família " usa a teoria de estresse para ilustrar que "o estresse pode ser produtivo em alguns casos " e que um " estresse destinatário experimentando ... tem de se adaptar [ a ] chegar a um estado de equilíbrio [ ou ] se recuperar. "

Métodos

Summers, Behr e Turnbull definir o primeiro passo da adaptação positiva como " atribuição casual. " Nesta etapa , a pessoa ou a família identifica a causa de um problema , conseguindo assim uma sensação de controle , aumentando a auto-estima e adquirir um senso de significado . A segunda etapa , chamada de " maestria ", ocorre quando uma pessoa ou família ganha controle suficiente sobre a situação para evitar que se ocorra no futuro. O terceiro passo é a melhoria da auto-estima, alcançado por responder seletivamente para os aspectos positivos e os benefícios potenciais de uma situação negativa e segurando -se em estima justo e positivo contra os outros.

Situações

adaptação positiva se aplica a qualquer situação que causa estresse físico , emocional ou mental ou dano. Situações comuns abordados pela adaptação positiva incluem a morte de um ente querido , envelhecimento, debilitante lesão física, separação , violência, criar os filhos com deficiência, divórcio , abuso, perda de emprego e desastres naturais.

Benefícios

adaptação positiva tem a capacidade de promover a resiliência , tolerância, compreensão emocional , desenvoltura , força e crescimento profissional e pessoal . Isso faz com que o exame do " significado da vida", desvia recursos para as estratégias de prevenção , gera competência sob estresse , melhora a auto-estima, cria a capacidade de confiança e encorajamento, aumenta a auto -confiança e estabelece um sistema adaptativo para aplicar a futura catástrofe. A resiliência desenvolvido através da adaptação positiva não é estático, mas dinâmico, um processo evolutivo que se adapta com base em tragédia ou ameaças específicas . Estudos empíricos realizados por L. Wikler , M. Waslow e E. Hatfield em um artigo de 1983 for Social Revista Trabalho ilustrar adaptação positiva , mostrando que 75 por cento dos pais de crianças com deficiência relatam que a sua experiência de paternidade não-tradicional torna "mais forte" ou " muito mais forte. "