casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | colesterol |

Riscos e efeitos colaterais da sinvastatina

A sinvastatina é um nome genérico para um medicamento prescrito por médicos para a redução dos níveis de colesterol. Um membro da classe de drogas com estatina , a sinvastatina trabalha reduzindo a quantidade de colesterol o fígado produz . Apesar de sua eficácia em ajudar a prevenir ou tratar doenças cardíacas em pessoas com colesterol alto , a sinvastatina representa um risco de efeitos colaterais em alguns pacientes. Digestivo

gastrite ou inflamação da mucosa do estômago ocorre em cerca de 5 por cento dos usuários de sinvastatina , enquanto 2 por cento relatório constipação , de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA . A diarréia , flatulência, arrotos, inchaço do estômago , indigestão, azia e também são possíveis.
Musculoskeletal

Aproximadamente 3,7 por cento dos pacientes que tomam dores musculares relatório sinvastatina , de acordo com Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA . O uso da droga também representa um risco para um efeito potencialmente fatal para os músculos conhecida como rabdomiólise. Este efeitos secundários raros ocorre quando seus tecidos musculares começam a quebrar em uma substância conhecida como mioglobina , que é prejudicial para os rins . O risco de efeitos secundários a partir de músculo-esquelético de sinvastatina aumenta quando a droga é combinada com outros medicamentos, como os medicamentos anti-fúngicos de azol tais como o itraconazol e cetoconazol , antibióticos macrólidos tais como eritromicina e claritromicina , inibidores da protease do HIV , como o ritonavir e indinavir, e a nefazodona medicação antidepressiva . Além disso, beber mais de um litro de sumo de toranja por dia aumenta o risco de rabdomiólise.
Respiratória

Alguns pacientes relatam experimentar mais infecções respiratórias ao tomar sinvastatina . Cerca de 6,6 por cento dos usuários de experiência inflamação das vias respiratórias ( bronquite ) e 2,3 por cento desenvolver a inflamação dos seios da face (sinusite ) de sinvastatina , de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA .
Neurológica

os efeitos colaterais neurológicos mais comuns de sinvastatina incluem dores de cabeça , insônia e vertigem , que ocorrem em até 4,5 por cento de usuários , informa a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA . Tonturas, fraqueza , esquecimento , depressão , formigueiro nas extremidades , e dor no nervo também são possíveis efeitos colaterais para o seu sistema nervoso .
Hypersensitvity

Apesar de rara , a sinvastatina tem o potencial de causar reações alérgicas graves em pacientes. Reações possíveis incluem inchaço grave da face, garganta, ou extremidades (angioedema) ou uma resposta do sistema imune que provoca chiado, dor no peito , urticária, e desmaios ( anafilaxia ) , relata a Clínica Mayo. Em alguns pacientes, a sensibilidade se manifesta como uma condição da pele com risco de vida chamada Síndrome de Stevens -Johnson, o que resulta em grandes lesões ou tumores em seu corpo.
Sangramento

Sinvastatina aumenta ligeiramente a eficácia do medicamento para afinar o sangue varfarina , explica a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA . Devido a isso, os pacientes que tomam ambas as drogas podem apresentar sangramento prolongado ou incontrolável após uma lesão ou cirurgia.
Hepática

Cerca de 1 por cento dos pacientes que tomam mudanças experiência sinvastatina em a quantidade de enzimas hepáticas ou proteínas , relata a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA . Raramente , isso resulta em inflamação do fígado (hepatite) ou disfunção hepática que causa uma coloração amarela da pele ou olhos (icterícia) . Muito raramente, uso sinvastatina resulta em insuficiência hepática , particularmente em pacientes que já têm doença hepática.
Gravidez

bebês em desenvolvimento necessitam de colesterol a partir de corpos de suas mães para formar vital tecidos e órgãos. Devido a isso , o uso da sinvastatina em mulheres grávidas constitui um risco para anomalias fetais , adverte a Clínica Mayo.