casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | colesterol |

Efeitos negativos da Lovastatina

Lovastatina é um medicamento oral genérico conhecido como uma droga estatina. Como outros de sua categoria , lovastatina age diretamente sobre o seu fígado , impedindo-o de produzir uma substância gordurosa conhecido como o colesterol. Porque elevados níveis de colesterol na corrente sanguínea podem desenvolver obstrução dos vasos sanguíneos que conduzem ao coração , lovastatina ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas , em pacientes com o colesterol em excesso no corpo . Mas, apesar destes benefícios , lovastatina representa um risco de efeitos secundários. Efeitos colaterais gastrointestinais

gastrointestinais ocorrem em até 4,3 por cento dos pacientes que tomam lovastatina , relata a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA . Os efeitos colaterais gastrointestinais mais comuns causados ​​pela droga incluem dor abdominal , constipação, diarréia , flatulência e náuseas. Raramente , os pacientes experimentam perda de apetite ou vómitos.
Musculoskeletal

Aproximadamente 2,2-3,0 por cento dos pacientes que tomam lovastatina dores musculares relatório , com o efeito colateral mais comum em doses mais elevadas , informa a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA . Cãibras musculares e dores articulares também podem ocorrer com o uso da droga , mas são mais raros.
Neurológica

Dores de cabeça , tonturas e visão turva são comuns lado neurológico efeitos da lovastatina , ocorrendo em mais de 1 por cento dos usuários conforme relatado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA . Os efeitos secundários menos comuns incluem insônia , formigamento nas extremidades , alterações no paladar , tremores, dor no nervo , esquecimento e ansiedade. Lovastatina também podem contribuir para a formação de catarata.

Dermatológicos

efeitos colaterais Dermatológica de lovastatina ocorrer em menos de um por cento dos pacientes e incluem erupções cutâneas, perda de cabelo , descoloração e secura , relata a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA . Raramente , o uso da droga causa potencialmente fatal reações de pele como síndrome de Stevens- Johnson e necrólise epidérmica tóxica . Lovastatina também tem o potencial para tornar a sua pele mais sensível ao sol.
Hipersensibilidade

Raramente , o uso dos resultados de lovastatina em reações alérgicas potencialmente fatais , informa a National EUA biblioteca de Medicina . Em alguns casos , isto faz com que a anafilaxia , uma resposta do sistema imunológico que produz a falta de ar , dores no peito e urticária e pode levar ao choque . Outros pacientes relatam angioedema ou inchaço grave da face, extremidades ou garganta.
Hematológica

Outro potencial, mas efeito colateral raro de lovastatina é a escassez de determinados vasos sanguíneos , explica a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA . Possíveis efeitos incluem trombocitopenia, uma deficiência de plaquetas que ajudam a coagulação do sangue; leucopenia, uma deficiência de glóbulos brancos que combatem doenças ; . E anemia hemolítica , uma deficiência de glóbulos vermelhos que transporta oxigênio
hepática

Lovastatina causa inflamação do fígado , disfunção e até mesmo falha em alguns pacientes. Problemas de fígado da droga são mais comuns em pacientes com história de abuso de álcool , doenças do fígado , como cirrose ou hepatite e enzimas hepáticas consistentemente elevados , explica a Clínica Mayo.
Rabdomiólise

a, risco de vida rara de lovastatina é a de rabdomiólise , uma condição que ocorre quando os músculos se dividem em fibras que danificar os rins . Os doentes tratados com certo anti -fúngicos , antibiótico, HIV e medicamentos antidepressivos são mais suscetíveis a esse efeito colateral do que outros, adverte a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA .
Gravidez

Lovastatina tem o potencial de causar anomalias fetais e, geralmente, não é prescrito para ser usado por mulheres grávidas , de acordo com a Clínica Mayo.