casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Dieta Vegetariana para o IBS

Rastrear suas reações à comida e ajustar seu plano alimentar para acomodar intolerâncias alimentares pode ajudá-lo a planejar uma dieta vegetariana que atenda às suas necessidades nutricionais sem agravar os sintomas da síndrome do intestino irritável. Talvez seja necessário encontrar substitutos para alguns vegetais ricos em fibras, frutas, laticínios ou grãos que causam gases doloridos, cólicas abdominais ou diarréia. No entanto, uma dieta vegetariana oferece alternativas para a maioria dos alimentos que você precisa para se manter saudável.

A síndrome do intestino irritável, ou IBS, é uma condição gastrointestinal crônica que causa aumento da sensibilidade intestinal e motilidade. Certos alimentos podem causar náuseas, causar diarréia ou constipação, ou fazer com que você se sinta inchado e gasoso. Embora não haja intolerâncias alimentares universais associadas à SII, certos alimentos foram identificados como desencadeadores comuns. Você pode descobrir que trigo integral, centeio, cevada ou laticínios provocam sintomas de IBS. Alimentos ricos em fibras, como vegetais, grãos integrais e legumes, podem prevenir espasmos musculares intestinais, mantendo o intestino levemente distendido. No entanto, algumas pessoas com síndrome do intestino irritável relatam espasmos intestinais e padrões intestinais alterados depois de comer esses alimentos.

Benefícios

Se você limitar o consumo de produtos de origem animal, como gema de ovo, queijo e leite integral, A dieta vegetariana pode ajudá-lo a controlar seu colesterol enquanto promove sua saúde digestiva. Como os alimentos gordurosos costumam desencadear os sintomas da SII, basear sua dieta em proteínas com pouca gordura pode ajudar a evitar surtos. Dietas vegetarianas enfatizam alimentos ricos em fibras, que podem ajudar a controlar os movimentos intestinais irregulares.

Substituições

Se você não pode tolerar produtos lácteos, as bactérias probióticas no iogurte ou kefir podem permitir digerir os alimentos lácteos mais facilmente. O leite de soja, o iogurte de soja, o tofu mole e outros produtos de soja podem ser mais fáceis de tolerar do que os produtos lácteos. Se a fibra insolúvel em vegetais, trigo integral e arroz integral causar espasmos nos intestinos, dor, gases ou constipação, você pode descobrir que a fibra solúvel na aveia, maçãs e legumes integrais é menos irritante para o trato digestivo. Rica em proteínas e ferro, as leguminosas são uma adição nutritiva a uma dieta vegetariana, mas podem causar gases e inchaço em pessoas com SII. Coma pequenas porções de leguminosas para evitar a flatulência ou substitua-as por outras proteínas que você pode tolerar.

Prevenção

Comer refeições menores pode ajudá-lo a processar carboidratos complexos ricos em fibras com mais facilidade. O Centro Nacional de Informações sobre Desordens Digestivas recomenda que você beba de 6 a 8 copos de água por dia, especialmente se estiver constipado. As refeições com baixo teor de gordura e com alto teor de carboidratos complexos, como frutas, massas, pão integral e arroz, podem reduzir as cólicas e a diarréia. Você pode precisar limitar sua ingestão de certas frutas se tiver intolerância à frutose nesses alimentos.

Sugestões

A Escola de Saúde Pública da Universidade Loma Linda oferece uma pirâmide para a nutrição vegetariana que pode servir como modelo visual para planejamento de refeição. A pirâmide recomenda que os vegetarianos comam de 5 a 12 porções de grãos; 1 a 3 porções de legumes, nozes ou outras proteínas; 6 a 9 porções de legumes; 3 a 4 porções de frutas e até 2 porções de gorduras por dia. Usando o que você sabe sobre suas reações aos alimentos, você pode projetar sua própria pirâmide com essas proporções gerais como seu guia. Consulte o seu médico ou nutricionista para desenvolver um plano de alimentação vegetariana adaptado aos seus sintomas e necessidades nutricionais.