casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Plano de dieta e exercício para reduzir o colesterol

Um nível de colesterol insalubre é um dos quatro principais fatores de risco para doença arterial coronariana, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Enquanto algumas pessoas são geneticamente propensas ao colesterol elevado, muitos fatores contribuintes são evitáveis. Ao manter uma dieta saudável e se exercitar regularmente, você pode melhorar seus níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas e derrame. Reduzir o colesterol ruim - é importante reduzir o colesterol ruim ou a lipoproteína de baixa densidade para a saúde do coração. Alimentos como grãos integrais, frutas, verduras e legumes contêm fibra, que pode reduzir a lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, na corrente sanguínea. Nozes e outros alimentos ricos em gorduras insaturadas também são valiosos para reduzir o colesterol total no sangue. A atividade física pode reduzir o nível de triglicérides, reduzindo o risco de doença arterial coronariana.

Elevar o bom colesterol

Aumentar o colesterol bom, ou lipoproteínas de alta densidade, pode ser tão importante, ou mais importante do que diminuir o mau colesterol. A perda de peso é importante para aumentar as lipoproteínas de alta densidade, ou HDL. Comer peixe rico em ácidos graxos ômega-3, como atum e salmão, ou tomar suplementos de óleo de peixe também pode ajudar a aumentar o HDL. No entanto, o fator mais importante para elevar o HDL é a atividade aeróbica regular, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center.

Obesidade, ou ter muita gordura corporal, aumenta o colesterol no sangue e os níveis de triglicérides e reduz os níveis de HDL. A única maneira de perder peso é começar a queimar mais calorias do que você ingerir. Exercitar-se e comer saudável ajudará você a controlar seu peso. Reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura, especialmente gordura saturada, ajuda a reduzir o colesterol e a perder peso. Você pode fazer isso cortando a carne vermelha, laticínios integrais e óleos de cozinha ricos em gordura saturada.

Substituindo a gordura saturada

Nem toda a gordura é ruim para o colesterol. Gorduras insaturadas encontradas peixes e azeite de oliva podem diminuir o colesterol ruim enquanto aumenta o colesterol bom, ou pelo menos deixá-lo intacto. Substituir alimentos ricos em gordura saturada, como carne vermelha e manteiga, com gorduras insaturadas, como peixe e azeite, pode ajudar a perder peso e reduzir o colesterol total. No entanto, apenas porque gorduras insaturadas têm benefícios para a saúde, isso não significa que você deve comer uma quantidade ilimitada. As gorduras insaturadas devem ser usadas simplesmente para substituir as gorduras saturadas. Gorduras insaturadas também são ricas em calorias, e comer demais pode levar à obesidade.

Exercício

A inatividade física é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas e derrames. Está no mesmo nível do tabagismo, do colesterol não saudável e da pressão alta. Os benefícios do exercício dependem da duração, frequência e intensidade. Quanto mais você se exercita e quanto mais intensa ela é, mais peso você pode perder e mais você pode melhorar o colesterol. Mas não exagere no começo. É melhor construir lentamente um programa de exercícios. Mesmo atividades físicas moderadamente intensas, como caminhada rápida, corrida ou ciclismo, podem melhorar os níveis de colesterol. , , ] ]