casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

As sardinhas defumadas são saudáveis?

Antes do atum ser um alimento básico nos armários americanos, as sardinhas enlatadas reinavam nas prateleiras como uma fonte barata de proteína. A popularidade das sardinhas diminuiu após a Segunda Guerra Mundial, juntamente com uma diminuição dramática na população de peixes, de acordo com um artigo no "The Washington Post". Enquanto o número de sardinhas se recuperou, eles ainda não recuperaram sua posição como alimento básico. Se você quiser uma maneira saudável de obter mais ácidos graxos ômega-3 e cálcio em sua dieta sem gastar muito dinheiro, as sardinhas são uma boa escolha.

Nutrição

As sardinhas são fumadas antes de serem embaladas em latas , geralmente com algum tipo de óleo. O teor nutricional das sardinhas fumadas e enlatadas varia entre os fabricantes, dependendo do tipo de óleo utilizado e da quantidade de sal adicionada como conservante e aromatizante. Uma lata é considerada uma porção, e uma porção típica de sardinha defumada embalada em azeite contém cerca de 14 gramas de proteína, 168 calorias e 14,4 gramas de gordura. 2,4 gramas do teor de gordura é saturado. A maior parte do teor de gordura nas sardinhas deriva de gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, que podem ajudar a baixar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardíacas.

Ácidos graxos ômega-3

Ácidos graxos ômega-3 são gorduras polinsaturadas que você só pode obter de fontes de alimentos. A Escola de Medicina da Universidade de Tufts observa que os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a prevenir o câncer e a artrite reumatóide. As sardinhas contêm dois tipos de ácidos graxos ômega-3, chamados EPA e DHA, que são particularmente úteis na redução do risco de desenvolver doenças cardíacas. Um 4 oz. servindo de sardinha enlatada contém 1,7 gramas de ácidos graxos ômega-3.

Cálcio

O cálcio é um mineral vital para a formação e manutenção de ossos e dentes ea prevenção da osteoporose. Também desempenha um papel importante na coagulação do sangue e na contração muscular. Se você é intolerante à lactose, é particularmente importante encontrar outras fontes de alimento com alto teor de cálcio e ingeri-las diariamente. A ingestão diária recomendada de cálcio varia dependendo da idade e sexo, com adolescentes e adultos precisando de 1.000 a 1.300 miligramas por dia. Apenas 2 oz. de conservas de sardinha contém 240 miligramas de cálcio. O cálcio na sardinha vem principalmente dos ossos, que são moles e comestíveis do processo de enlatamento.

Sódio

Leia atentamente os rótulos das conservas e das sardinhas defumadas. Embora ofereçam muitos benefícios à saúde, muitas vezes são ricos em sódio. Os níveis de sódio variam significativamente entre os produtores. Uma lata de sardinha pode conter entre 160 miligramas de sódio e 340 miligramas. Um adulto saudável não deve ingerir mais de 2.300 miligramas de sódio por dia, mas se você estiver lidando com doença renal ou hipertensão, deve limitar sua ingestão a menos de 1.500 miligramas por dia.