casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Como seu corpo armazena calorias em excesso?

Seu corpo queima calorias todos os dias apenas realizando suas atividades do dia-a-dia - da respiração a manter seu coração batendo para permanecer ativo - e o equilíbrio entre as calorias que você queima e as calorias que você come controlam seu peso. Coma muito pouco e seu corpo começará a queimar gordura como uma fonte de energia alternativa, e é por isso que as pessoas reduzem sua ingestão de calorias quando querem perder peso. Coma muitas calorias, porém, e seu corpo irá armazenar o excesso. Na maioria dos casos, o excesso de calorias é armazenado como gordura, mas, se você seguir uma dieta saudável e um programa de exercícios, parte dessa energia será usada para fazer músculos. A maioria das calorias armazenadas como gordura subcutânea | Quando você começa a comer mais calorias do que precisa, provavelmente notará uma diferença em como suas roupas se encaixam e como você se parece. Isso porque a maior parte da gordura do seu corpo - cerca de 90% - está na forma de gordura subcutânea, localizada bem abaixo da sua pele. À medida que você ganha peso, suas células de gordura subcutâneas aumentam de tamanho à medida que começam a armazenar mais e mais moléculas de gordura, então você notará depósitos de gordura visíveis se desenvolvendo sob sua pele. Onde você vê, a maior parte da gordura subcutânea se acumula dependendo da sua genética. Além disso, as mulheres tendem a carregar o excesso de peso em seus quadris e coxas, enquanto os homens tendem a carregar peso em suas pernas. Embora o excesso de gordura subcutânea afete a sua aparência, não é o tipo de gordura mais prejudicial.

Excesso de calorias armazenadas como gordura visceral

O excesso de calorias também pode ser armazenado como gordura visceral - um tipo de gordura que perfaz cerca de 10% do total de gordura na maioria das pessoas, segundo a Harvard Medical School. Ao contrário da gordura subcutânea, que fica sob a pele, a gordura visceral fica dentro da cavidade abdominal, envolvendo os órgãos internos. Ele empurra os músculos abdominais para fora e cria uma barriga dura e protuberante que se sente diferente da gordura subcutânea "mole".

Como está profundamente no seu abdômen, a gordura visceral tem mais acesso ao suprimento de sangue do seu corpo e hormônios chamados citocinas que contribuem para a inflamação e doenças cardiovasculares. Níveis elevados de gordura visceral também estão ligados a outras doenças, incluindo demência e câncer colorretal. Quando você começa a perder peso, você começa queimando principalmente a gordura visceral e, em seguida, começa a queimar gordura subcutânea para obter energia.

Calorias extras ajudam a construir músculos, também

Se você está seguindo um estilo de vida saudável "aumentando", seu corpo vai usar pelo menos algumas de suas calorias extras para construir músculos. Quando você está aumentando, uma proporção relativamente grande de suas calorias vem da proteína, que é uma fonte de aminoácidos. Durante a digestão, seu corpo absorve os aminoácidos e os envia para o tecido muscular, onde você os usará para construir novas fibras musculares. É por isso que muitos fisiculturistas comem grandes quantidades de proteína; eles querem garantir que estejam recebendo aminoácidos suficientes para apoiar o crescimento muscular. No entanto, seu corpo não construirá tecido muscular novo sem motivo; você precisa desafiar seus músculos com exercícios de treinamento de força para acionar o crescimento muscular.

Manter-se saudável com o excesso de calorias Quando você está comendo um excedente de calorias, normalmente quer otimizar sua dieta e programa de exercícios para que uma parte significativa dessa energia extra se acostume a fazer músculos, não apenas adicione gordura corporal. Para fazer isso, planeje a perda de peso lenta que dá ao seu corpo tempo para construir um novo músculo - meio quilo a um quilo por semana. Certifique-se de que você está obtendo proteínas magras de alta qualidade, como soja, feijão e lentilha, peixe, carne magra e ovos. E combine sua dieta com um programa de treinamento de força progressivo que desafia seus músculos um pouco mais a cada treino, de modo que você está constantemente provocando o crescimento muscular através de exercícios.

Se você está tentando ganhar massa, mas se preocupe você está ganhando muita gordura, converse com um profissional; Ele pode ajudar a solucionar problemas do seu programa e adaptá-lo às suas necessidades específicas, para que você possa atingir suas metas de saúde.