casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como os pais podem ajudar no estágio sensório-motor?

O psicólogo Jean Piaget descreveu quatro estágios do desenvolvimento cognitivo pelos quais as crianças passam para se tornarem adultos. O primeiro estágio é o estágio sensório-motor. As crianças experimentam esta fase desde o nascimento até aos 2 anos de idade, de acordo com os autores do Departamento de Psicologia Educacional e Tecnologia Instrucional no website "Piaget's Stages" da Universidade da Geórgia. Os pais podem se envolver ativamente em ajudar seus filhos a alcançar os objetivos do estágio sensório-motor.

Estágio Sensorimotor

Durante o estágio sensório-motor, os bebês estão desenvolvendo suas habilidades motoras. Eles não têm a capacidade de prever causa e efeito ainda, então eles experimentam o movimento para aprender quais são os resultados de suas ações. Por exemplo, o bebê pode jogar uma bola, mas ele não tem uma compreensão do que acontece quando ele a joga. A memória se desenvolve por volta dos 7 a 9 meses de idade, e os bebês começam a perceber que os objetos não desaparecem quando estão ocultos.

Discriminação Sensorial - Uma habilidade que os bebês aprendem durante o estágio sensório-motor é a discriminação sensorial. " A discriminação sensorial é a capacidade de distinguir entre duas experiências sensoriais. Os pais podem ajudar a desenvolver esse sentido, expondo seu bebê a duas sensações ao mesmo tempo ou introduzindo-o a uma experiência diretamente após a outra. Exemplos de atividades que podem ajudar a desenvolver a discriminação sensorial são dar ao bebê um objeto frio para lidar, como um esfregão úmido e fresco, e depois dar ao bebê um pano úmido e quente imediatamente depois. Permitir que o bebê sinta objetos com diferentes texturas é outra atividade útil.

Diferenciação de objetos

Os bebês também aprendem sobre "diferenciação de objetos" nessa fase, o que significa que aprendem sobre como os objetos são semelhantes e diferentes. Por exemplo, eles aprendem a distinguir entre brinquedos por cor, tamanho, forma e outros detalhes sensoriais. Os pais podem ajudar os bebês a aprenderem a diferenciação de objetos, mostrando-lhes dois brinquedos semelhantes, mas que têm uma diferença fundamental, como cor ou tamanho. Coloque os objetos a não mais do que 6 polegadas do rosto do bebê, para que ele possa vê-los claramente e agarrá-los.

Habilidades Motoras

As crianças no estágio sensório-motor estão desenvolvendo suas habilidades motoras. Embora seja tentador manter seu bebê embrulhado para seu conforto, ela precisa experimentar um movimento irrestrito, de acordo com Nanolla Yazdani, Ph.D., autora de "Promoting Creativity in Childhood". Coloque seu bebê em um tapete de brincadeira no chão em um local seguro, onde ela não possa cair ou encontrar objetos perigosos. Deixe-a mover seus membros e rolar ou engatinhar, se ela tiver idade suficiente para fazê-lo. Esta atividade ajuda-a a aprender sobre o movimento e controlar o corpo.