casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como desenvolver a auto-conscientização em adolescentes

Seu filho adolescente precisa ter autoconsciência para ajudá-lo a entender sua personalidade, suas crenças e seus valores. A autoconsciência permite que ela tome decisões, planeje seu futuro e decifre suas emoções. Embora seja algo que ela desenvolve ao longo de sua vida, a autoconsciência se torna ainda mais importante durante a adolescência, quando ela está amadurecendo e aprendendo a se tornar independente. Quando ela é autoconsciente, é mais provável que ela faça escolhas positivas.

Seja um modelo realista quando se trata de autoconsciência, aconselha o website da Ask Dr. Sears. Por exemplo, quando se trata da autoestima de seu filho, você precisa modelar você mesmo. Quando você demonstra auto-estima positiva na frente de seus filhos, eles aprendem a exibir o mesmo comportamento. Mostre aos seus filhos que você está confiante em suas habilidades dizendo que está sempre pronto para um novo desafio, em vez de não ter certeza de que pode fazer algo porque nunca fez isso. Experimente coisas novas com entusiasmo e saliente que, embora você não seja perfeito em tudo, você é muito bom em muitas coisas. Isso ajuda o adolescente a aprender que a autoconsciência é importante e que, sem autoconfiança, a autoconsciência é difícil de obter.

Ensine seus filhos adolescentes a se concentrarem em seus valores, aconselha a Wright State University College of Business. Por exemplo, peça à sua adolescente para fazer uma lista de valores que são importantes para ela, como ser uma boa amiga, se concentrar em sua espiritualidade ou se concentrar em suas notas. Fale com ela sobre se concentrar nesses valores todos os dias, praticando-os sempre que possível. Isso a ajudará a desenvolver a autoconsciência para viver virtuosamente sem cair no esquecimento.

Ajude seu filho adolescente a lidar com o estresse e entender de onde ele vem, aconselha a Wright State University. Sua autoconsciência aumentará quando ele aprender a reconhecer os sinais de estresse em sua vida e o que causa o estresse. Você pode fazer com que ele faça uma anotação rápida sempre que se sentir particularmente estressado. Essa nota pode incluir o que ele estava fazendo, onde ele estava, com quem ele estava e o que ele achava que o fazia se sentir estressado, como seus amigos chegando atrasados a eventos planejados e fazendo com que ele se atrasasse também. Quando ele é capaz de reconhecer o que o estressa, ele pode usar sua autoconsciência para evitar o estresse futuro e gerenciar seu dia-a-dia com facilidade.

Pare de usar rótulos para descreva seu filho adolescente, aconselha o website Pergunte ao Dr. Sears. Os rótulos fazem com que seu filho se sinta como se estivesse destinado a se tornar o que você diz sobre ela, e isso pode alterar sua autoconsciência com a negatividade. Por exemplo, mesmo se você a rotular carinhosamente como tímida, ela pode começar a acreditar que é tímida e pode impedi-la de sair de sua concha enquanto tenta cumprir o rótulo que você, inadvertidamente, deu a ela. Esqueça os rótulos e ame o seu filho adolescente.

, , ] ]