casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são os níveis normais de LDL e HDL?

Se você tem mais de 40 anos, a maioria dos profissionais de saúde recomenda que você faça um exame físico anual que inclua um "perfil lipídico no sangue" para determinar seu risco para o coração doença. Os perfis lipídicos incluem tipicamente medições para o colesterol total, lipoproteínas de baixa densidade (LDL), lipoproteínas de alta densidade (HDL) e triglicéridos. Os quatro testes interpretados em conjunto ajudarão a determinar o risco relativo de doenças cardíacas.

Colesterol Total

O colesterol é uma substância gordurosa ou "cerosa" que circula pela corrente sanguínea. E, embora o colesterol tenha muitas funções importantes, como manutenção de células e produção de hormônios, muito dele pode contribuir para doenças cardíacas. O colesterol total é composto de vários tipos de colesterol e o número por si só não é tão importante quanto seus componentes individuais. A American Heart Association recomenda níveis de colesterol total abaixo de 200 mg /dl. Outras organizações recomendam níveis ainda mais baixos - abaixo de 185 mg /dl. Os níveis de colesterol entre 200 e 239 mg /dl colocam você em um risco limítrofe para doenças cardíacas. Níveis superiores a 240 mg /dl colocam você em um alto risco de doença cardíaca.

Lipoproteínas de Baixa Densidade

Lipoproteínas de baixa densidade (também chamadas de LDL) são muitas vezes referidas como o tipo "ruim" de colesterol. O colesterol LDL circula na corrente sanguínea e se acumula no interior das paredes arteriais, onde se calcifica como placa e causa aterosclerose ou estreitamento das artérias. Quando o diâmetro interno das paredes arteriais se estreita ou fica ocluído, o fluxo sanguíneo para o coração pode causar um ataque cardíaco. A mesma coisa que ocorre nas artérias que fornecem sangue ao cérebro pode causar um derrame. A American Heart Association categoriza seu risco de doença cardíaca com base nos seguintes níveis de LDL. Menos de 100 mg /dL é considerado ideal e até 129 mg /dL está próximo do ideal. LDL alto limítrofe varia de 130 a 159 mg /dL e 160 a 189 mg /dL é considerado alto. Acima desse nível é categorizado como muito alto.

Lipoproteínas de Alta Densidade

Lipoproteínas de alta densidade (HDL) são categorizadas como o bom tipo de colesterol. Acredita-se que o HDL ofereça algum valor protetor contra doenças cardíacas e possa ser aumentado por exercícios aeróbicos regulares, cessação do tabagismo e certas fontes alimentares. Acredita-se que os níveis de HDL abaixo de 40 mg /dl para homens e 50 mg /dl para mulheres o colocam em risco maior que a média de doença cardíaca. Indivíduos que se exercitam regularmente podem atingir valores de HDL acima de 60 anos, diminuindo o risco relativo de doença arterial coronariana.

Triglicerídeos

Outra forma de gordura no sangue são "triglicérides" e, embora não representem um indicador específico para contrair doenças cardíacas, são frequentemente associadas a outros fatores de risco, como HDL e colesterol LDL. Normalmente, pessoas com altos níveis de triglicerídeos também têm colesterol total alto, LDL alto e HDL baixo. Níveis típicos de triglicérides estão associados ao seguinte risco de doença cardíaca. Menos que 150 mg /dL é considerado normal, enquanto 200 a 499 mg /dL é considerado alto. Entre as faixas é considerado limítrofe.

As proporções entre os níveis de colesterol A razão entre os vários níveis de colesterol é, em alguns círculos, mais importante do que os números de colesterol individuais em si. Alguns acham que a relação entre o LDL e o HDL oferece uma melhor visão geral do risco relativo de doença cardíaca do que qualquer outro valor. A maioria concordará, no entanto, que reduzir o nível de colesterol LDL é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para reduzir o risco de doenças cardíacas. Várias abordagens incluem dividir o colesterol total pelo colesterol HDL. Os valores ideais devem ser menores que quatro. Outra abordagem é dividir o LDL pelo nível de HDL. Isso tem sido adotado por muitos como uma maneira mais precisa de estimar o risco de doenças cardíacas. Os níveis de risco são os seguintes: Rácio LDL /HDL baixo risco: 3,3 a 4,4 Rácio médio LDL /HDL: 4,4 a 7,1 Rácio LDL /HDL Risco moderado: 7,1 a 11,0 Rácio LDL /HDL alto risco: 11,0 ou mais >