casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como tratar feridas maceradas

Uma ferida macerada é uma lesão acompanhada de pele branca e deteriorada ao redor do local da lesão original. A maceração ocorre quando muita umidade é aprisionada entre a ferida e sua bandagem - às vezes o exsudato (infiltração de resíduos biológicos da ferida) escapa e fica preso sob a bandagem, e às vezes a ferida em si se torna excessivamente úmida. A maceração torna a cura mais difícil, por isso deve ser tratada com cuidado.

Remova todas as bandagens antigas ao redor da ferida e verifique se há sinais de maceração. Pele em decomposição, putrefação ou mau cheiro são sinais de uma infecção que deve ser avaliada e tratada por um profissional médico. Tecido levemente macerado pode ser tratado em casa se a condição do paciente não diminuir.

Limpe qualquer excesso de fluido do local da ferida usando compressas de gaze estéreis. Verifique a ferida em si para exsudar e absorva o máximo possível com a gaze.

Irrigue qualquer ferida que esteja cheia de pus ou outro exsudato. Use uma seringa limpa com água esterilizada para remover qualquer resíduo da ferida e, em seguida, absorva a água com gaze estéril. Apenas 2 oz. ou menos de água será suficiente para a maioria das feridas.

Trate a ferida com um creme anti-séptico /anestésico ou spray. Bacitracina ou Neosporin são boas escolhas. Apenas uma gota ou duas de creme ou algumas bombas do spray será suficiente - o objetivo é cobrir, não abafar, a ferida. Certifique-se de que a ferida esteja úmida, mas não molhada.

Re-enfaixe a ferida, usando uma bandagem que seja respirável.

Verifique a ferida a cada quatro horas. Substitua a bandagem, absorva qualquer novo exsudato e verifique o progresso da maceração. Se a condição da ferida se deteriorar, procure assistência médica.

Dica

Se uma ferida ficar macerada mesmo sem exsudar, então o problema é geralmente que a ferida ficou molhada e a bandagem não foi devidamente alterado. Não há uma boa razão, a não ser o tratamento inadequado das feridas, para um corte com pouco ou nenhum exsudato para ser macerado. Mantenha a ferida úmida sem estar molhada e troque os curativos após a imersão em água para evitar a contaminação.

Advertências>

A maceração é um sério obstáculo à cicatrização de feridas e melhora significativamente as chances de infecção. Observe a ferida com muito cuidado e verifique a temperatura do paciente para identificar sinais de infecção sistêmica. Feridas maceradas são mais propensas a serem danificadas por lesões secundárias por fricção, portanto, se a ferida estiver em um ponto de fraqueza, tome precauções extras para proteger a ferida, incluindo o uso de moleskin.

Coisas necessárias

Spray ou unguento anestésico /anti-séptico

Gaze esterilizada

Seringa

Água destilada /destilada

Bandagens

>