casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Aftas e Vitamina D

Certas deficiências nutricionais podem contribuir para o desenvolvimento de aftas, mas uma deficiência em vitamina D geralmente não é uma delas. Na maior parte, a vitamina D ajuda na absorção de cálcio. Deficiências nessa vitamina podem levar a baixos níveis séricos de cálcio e fosfato, o que aumenta o risco de raquitismo, osteomalácia e osteoporose. A deficiência de vitamina D, no entanto, não causa aftas. Aumentar a sua ingestão de vitamina D não impedirá que eles se formem, nem ajuda na sua recuperação. Feridas causadas por aftas são pequenas lesões que se desenvolvem ao longo do revestimento da boca e gengivas. Embora sua causa exata não seja clara, alguns fatores podem contribuir para um surto. Além de lesões, sensibilidades alimentares e resposta alérgica, algumas pessoas desenvolvem aftas - ou úlceras aftosas - de dietas sem vitamina B-12, zinco, ferro ou ácido fólico suficientes, outro nome para a vitamina B-9. -Care

A maioria das aftas respondem favoravelmente às medidas de autocuidado. Enxaguar a boca com água salgada, bicarbonato de sódio ou peróxido de hidrogênio diluído pode ajudar a aliviar o desconforto e acelerar a recuperação. Agentes entorpecentes e enxaguatórios bucais antimicrobianos também podem fornecer alívio, observa a American Dental Association. Ao mesmo tempo, evite alimentos que são conhecidos por agravar as feridas, como pratos condimentados ou ácidos.

Medical

Se suas aftas não melhorarem com autocuidado ou se forem bastante grandes, médicas o tratamento é frequentemente necessário. Para começar, seu médico provavelmente prescreverá um enxaguatório bucal para reduzir a inflamação e aliviar a dor associada. Ele também pode sugerir uma pasta tópica para aplicar sobre a úlcera para ajudar na cicatrização e minimizar o desconforto. Se ele suspeitar que uma deficiência nutricional está contribuindo para sua condição, ele pode prescrever um suplemento nutricional de vitamina B-6, vitamina B-12, ácido fólico e zinco também.

Prevenção

Prevenção de aftas muitas vezes implica reduzir a sua exposição aos seus gatilhos. A falta de vitamina D não é uma delas. Evitar qualquer alimento ao qual você seja sensível, como nozes, queijo, morangos, ovos ou chocolate, pode minimizar a ocorrência de aftas. Você também deve ingerir muitas frutas, verduras e grãos integrais para evitar deficiências nutricionais que possam levar a um surto. De fato, comer iogurte regularmente pode introduzir culturas que previnem essas úlceras.