casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como usar um Venturi Mask

O oxigênio suplementar é um aspecto importante dos cuidados de suporte, tanto no hospital quanto em casa. Uma máscara de Venturi - também conhecida como máscara de arrastamento de ar - é uma máscara de fornecimento de oxigênio medicinal que utiliza um medidor de vazão para fornecer uma quantidade precisa de oxigênio. As máscaras de Venturi são indicadas para uso em indivíduos que sofrem de desconforto respiratório crônico ou agudo, ou quando um resultado de gasometria arterial indica uma necessidade.

Lave as mãos com sabão e água morna. A higiene é crucial ao manusear máscaras de oxigênio e tubos de oxigênio suplementares.

Remova a máscara e a tubulação de oxigênio da embalagem. Inspecione a máscara e a tubulação - procurando por rachaduras e descoloração. Descarte quaisquer máscaras ou tubos que não estejam intactos.

Selecione a válvula de fluxo apropriada de acordo com as ordens de um médico. As válvulas Venturi são coloridas de acordo com a quantidade de oxigênio que elas fornecem em litros por minuto.

A maioria dos fabricantes segue uma tabela de cores padrão. Consulte o manual de instruções da máscara, se não tiver certeza.

As válvulas azuis fornecem 2 litros de oxigênio por minuto a uma concentração de 24%. As válvulas brancas fornecem 4 litros por minuto a uma concentração de 28 por cento de oxigênio. Válvulas amarelas fornecem 6 litros por minuto a uma concentração de oxigênio de 35%. As válvulas vermelhas fornecem 8 litros por minuto a uma concentração de oxigênio de 40%. Válvulas verdes fornecem 12 litros por minuto a uma concentração de oxigênio de 60%.

Monte a máscara inserindo a válvula de fluxo na máscara. Prenda o tubo de oxigênio à máscara e à fonte de oxigênio suplementar.

Coloque a máscara no rosto, de modo que a ponta pequena da máscara repouse sobre a ponte do nariz. A parte arredondada maior da máscara deve descansar no queixo. Puxe o elástico suavemente sobre a parte de trás da cabeça para fixar a máscara no lugar.

Puxe as extremidades do elástico para fazer ajustes na máscara, para que ela se encaixe confortavelmente. Certifique-se de que a máscara e as bandas não estão impedindo o fluxo sanguíneo venoso. Sinais de fluxo sangüíneo impedido são dor, dormência e descoloração da área.

Ligue o oxigênio suplementar - ajustando-o lentamente - até atingir o nível desejado de terapia.

Verifique a tubulação e a máscara quanto a vazamentos. Aperte conexões aéreas e ajuste de máscara, conforme necessário para consertar vazamentos.

Dica

No ambiente hospitalar, as máscaras Venturi são para uso em um único paciente; descarte reguladores adicionais, somente após o paciente ter sido dispensado.