casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que é um teste de sangue GGTP?

Se o seu médico suspeitar que você tem um distúrbio do fígado ou pâncreas, ele pode mandá-lo para o laboratório para um exame de sangue. Sangue será retirado na veia usando uma agulha com um vile hermético. Depois que o sangue é coletado, um técnico determinará os valores de suas células sanguíneas e informará seu médico. Doenças que estão associadas com o fígado, pâncreas ou vias biliares, muitas vezes mostram valores mais elevados de GGTP em sua documentação de teste de sangue. Dependendo das circunstâncias, o médico criará um plano de gerenciamento médico.

O que o GGTP representa?

O GGTP é uma molécula de proteína produzida no ducto biliar. GGTP é a abreviação de Gamma-Glutamyltranserase, que é um componente essencial no transporte de aminoácidos para células em espera.

Níveis aumentados de GGTP em um exame de sangue

Níveis aumentados de GGTP são frequentemente associados a lúpus, hipertireoidismo e cirrose do fígado. Os níveis de GGTP também podem estar elevados em um paciente que está infectado com mononucleose ou carcinoma do pâncreas.

Os níveis diminuídos de GGTP podem indicar uma deficiência. . Dicken Weatherby é o autor do livro "Blood Chemistry and CBC Analysis", que detalha as descobertas dos níveis de GGTP em exames de sangue aleatórios. De acordo com a Weatherby, um valor reduzido de GGTP é indicativo de má absorção, insuficiência renal, deficiência proteica e hipotiroidismo. Esses achados podem ser corroborados por uma série de sintomas que incluem desejos por chocolate, dores musculares, constipação e arritmia cardíaca.

Colestase

A colestase é freqüentemente vista em doenças que estão associadas com os ductos biliares, fígado e fígado. pâncreas. A colestase é denotada por uma diminuição ou parada completa do fluxo de bile. Obstrução geralmente ocorre entre o fígado e início do intestino delgado (duodeno) e provoca um excesso de resíduos (bilirrubina) na corrente sanguínea. Pacientes que têm o distúrbio de colestase podem ter níveis de GGTP aumentados acima de dez vezes a média de pacientes sem colestase.

Fatty Liver

Quando os ácidos graxos e triglicérides se sentem em casa no fígado em grandes quantidades, a condição é referido como "esteatose hepática" ou fígado gorduroso. A condição pode ser encontrada em alcoólatras e não-alcoólatras e é freqüentemente associada à gravidez, obesidade. Quando um exame de sangue mostra níveis GGTP acima do normal, pode ser uma indicação clara de que a doença hepática gordurosa tem sido causada pelo abuso de álcool. e síndrome metabólica