casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Problemas com lentes de óculos de alta densidade

O trabalho de uma lente de prescrição é dobrar os raios de luz para que eles se concentrem corretamente na retina do olho. Nos últimos anos, surgiram lentes de plástico com densidades cada vez mais altas. Esses materiais mais densos entortam a luz com mais eficiência, de modo que menos material de lente é necessário. O resultado é lentes mais finas e geralmente mais leves. Embora as lentes de alta densidade claramente ofereçam vantagens em cosméticos e conforto, elas não apresentam inconvenientes.

Alta Densidade Igual a Alto Índice

Não vá ao oftalmologista local esperando uma conversa sobre densidade. A indústria de cuidados com os olhos diferencia os materiais das lentes por seu "índice de refração". Simplificando, esta é a capacidade do material de deslocar a luz. Densidade e índice de refração não são os mesmos, mas eles andam de mãos dadas. À medida que a densidade do material aumenta, também aumenta o índice de refração. Plástico óptico padrão tem um índice de refração de 1,5. Opções mais densas incluem lentes 1.6, muitas vezes referidas como midindex, índice alto de 1,67 e índice alto de 1,74.

Claridade da lente reduzida

Todos os materiais da lente são classificados com um valor ABBE. Isso identifica a tendência das lentes de dispersar a luz branca em suas cores separadas. Os arco-íris podem ser bonitos na natureza, mas são um problema oticamente. Isso é chamado de aberração cromática e é a principal fonte de desfoque em uma lente. Quanto maior o valor ABBE, mais clara a lente. Plástico óptico padrão tem um valor ABBE de 58. Nas lentes midindex, o valor ABBE cai para 42, e em um índice alto de 1,67 o valor cai para 32. Então, conforme a densidade da lente aumenta, a claridade da lente diminui. Transmissão

A menos que você esteja falando sobre óculos de sol, quanto mais luz utilizável passar por uma lente, melhor. Uma lente plástica padrão transmite cerca de 92% da luz recebida para os olhos. À medida que a densidade da lente aumenta, a transmissão de luz diminui. Em uma lente de alto índice de 1,74, cerca de 86% da luz recebida é transmitida. Essa diferença pode ser insignificante em condições de plena luminosidade, mas pode se tornar mais perceptível com pouca luz.

Aumentou o brilho

O que acontece com toda aquela luz que não é transmitida através da lente? Muito disso salta, ou reflete, da superfície da lente. Reflexos indesejados podem sair tanto da superfície frontal quanto traseira. Outra palavra para essa luz refletida é o brilho. Quanto mais denso o material da lente, mais brilho ele produz.

Não é apropriado para todas as prescrições

Materiais de alta densidade podem criar uma lente que é até 40% mais fina que uma lente tradicional. As palavras-chave nessa declaração são "até". Para pessoas com prescrições mais altas, as vantagens cosméticas e de conforto dessas lentes superam em muito os problemas de desempenho e custo relacionados. Por outro lado, aqueles com prescrições mais baixas (sob mais ou menos duas dioptrias) podem achar que a mudança na espessura de suas lentes é mínima.

Muitos dos problemas que são inerentes à alta As lentes de densidade podem ser combatidas com tecnologia adicional. Os problemas com a desfocagem da lente muitas vezes podem ser reduzidos solicitando-se um desenho de lente asférica, no qual a curvatura da lente se aplana gradualmente em direção ao perímetro da lente. Problemas com transmissão e reflexão podem ser minimizados pela adição de um revestimento antirreflexo.