casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Dieta após a remoção do rim

Os médicos recomendam a nefrectomia, ou a remoção de um dos dois rins do corpo, para um paciente com doença no rim ou uma pessoa disposta a doar um rim para outro paciente. Uma pessoa pode viver uma vida normal com um rim saudável, por isso, se o rim remanescente manter a função completa, o médico pode recomendar muito poucas, se houver, restrições alimentares após o período de recuperação para a cirurgia de remoção do rim. Caso contrário, o paciente come uma dieta saudável para os rins para preservar a função restante no único rim.

Durante a recuperação do hospital

Se você tiver uma nefrectomia, a equipe médica fornece nutrientes e fluidos através de um IV para o primeiro dia ou dois. O sistema digestivo precisa de tempo para se recuperar após uma grande cirurgia. Você pode ter um cateter inserido em seu corpo por algumas horas após a cirurgia para esvaziar a bexiga. Alguns pacientes toleram beber pequenas quantidades de líquido ou chupar pedaços de gelo nas primeiras 24 horas após a cirurgia.

Dentro de alguns dias, um paciente que teve um rim removido inicia uma dieta líquida. A dieta líquida facilita o sistema digestivo de volta à função adequada. Deixe a equipe de enfermagem saber sobre qualquer constipação durante este período. É importante manter as entranhas em movimento enquanto se recupera de uma nefrectomia, para que o médico possa prescrever um amaciante de fezes. Beba muita água para ajudar a prevenir a constipação.

Uma vez que o sistema digestivo funcione normalmente, dentro de alguns dias, você pode começar a comer alimentos normais. Facilite-se para comer novamente com escolhas simples e sem graça. Evite alimentos fritos ou picantes. Estresse e ansiedade sobre a cirurgia ou a recuperação sobrecarregam o sistema digestivo, exigindo escolhas suaves na dieta.

Em casa

Quando você estiver pronto para ser liberado do hospital, o médico informará se você precisar para comer uma dieta especial. Em geral, após a nefrectomia, todos os pacientes são instruídos a ingerir muitos líquidos. Isso permite que o restante do rim continue a movimentar o fluido pelo corpo.

Os pacientes com um rim remanescente saudável podem retornar a uma dieta normal. Em geral, comer uma dieta com baixo teor de sódio é bom para todo o corpo, incluindo os rins, portanto, um médico pode recomendar isso para um paciente com apenas um rim. Escolha frutas e legumes frescos, evite alimentos processados e embalados e verifique os rótulos para evitar sódio. Sabor alimentos com alho, ervas, suco de limão e pimenta, em vez de sal e molho de soja. Evite álcool e pare de fumar para ajudar no processo de cura do corpo.

Se você tiver doença renal prolongada ou função renal diminuída após a remoção do rim, seu médico pode prescrever uma dieta especial para a saúde renal. Uma dieta para doença renal crônica reduz sódio, potássio, proteína e fluidos. Evite substitutos de sal, muitos dos quais contêm potássio. Escolha misturas de ervas em vez disso. Como muitos alimentos ricos em cálcio, como laticínios, também são ricos em potássio e fósforo, seu médico pode prescrever medicamentos para evitar que os ossos percam o cálcio. Coma mais gorduras e açúcares vegetais para evitar a perda de peso e siga as orientações nutricionais para garantir que o seu corpo receba uma nutrição adequada e mantenha um peso saudável.

, , ] ]