casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Cãibras nas pernas e desequilíbrio eletrolítico

Eletrólitos são partículas carregadas encontradas nos fluidos corporais que se formam quando os sais se dissolvem em água ou fluidos. Os eletrólitos transmitem os impulsos elétricos necessários para o bom funcionamento dos nervos, dos músculos e do coração. Qualquer desequilíbrio em um ou mais eletrólitos pode contribuir para cãibras nas pernas e outras complicações.

Os eletrólitos primários encontrados no corpo são sódio, potássio, cálcio e magnésio. Eletrólitos são ingeridos através de alimentos e líquidos e são eliminados principalmente pelos rins. O trabalho dos rins é controlar o equilíbrio eletrolítico, portanto a insuficiência renal é a causa mais comum de desequilíbrio eletrolítico. Além da insuficiência renal, uma ruptura de eletrólitos pode ocorrer por sudorese excessiva, vômitos ou diarréia e perda de sangue ou infecções.

sódio e potássio

O sódio é o principal eletrólito encontrado fora das células do líquido extracelular. . O sódio desempenha um papel importante na regulação de fluidos e na transmissão de impulsos nervosos. A água segue o sal no corpo, portanto, um ganho ou perda de sódio resulta em ganho ou perda de água. Se você tem baixo nível de sódio, chamado hiponatremia, você terá sódio e água deficientes em excesso do sódio. Isso causa inchaço das células, o que leva a cãibras musculares e nas pernas. O potássio é outro eletrólito importante que afeta a excitabilidade das células nervosas e musculares. O excesso de potássio causa aumento da atividade das células e muito pouco potássio provoca diminuição da atividade. Geralmente, os baixos níveis de potássio resultam em fraqueza muscular, que pode estar associada a cãibras musculares.

Cálcio e Magnésio

Cálcio e magnésio são armazenados nos ossos. O cálcio também afeta a excitabilidade das células nervosas e musculares. Baixos níveis de cálcio, chamados hipocalcemia, causam aumento da irritabilidade muscular. Isso pode resultar em cãibras musculares e sensação de alfinetes e agulhas nas extremidades. As funções do magnésio se sobrepõem às do potássio e do cálcio. Baixo magnésio novamente resulta em irritabilidade muscular, causando espasmos musculares e reflexos hiperativos.

Significância

Cãibras nas pernas e músculos podem ocorrer com o deslocamento de qualquer um dos principais eletrólitos. A cãibra é mais frequentemente associada à diminuição dos níveis dos eletrólitos. Cãibras nas pernas podem ser sintomas precoces de distúrbios eletrolíticos.

Tratamento

O tratamento para cãibras nas pernas é focado em torno da substituição dos eletrólitos necessários. Em casos leves de cãibras nas pernas, o simples aumento de alimentos ricos em sódio, potássio, cálcio ou magnésio pode resolver o problema. Algumas bebidas esportivas contêm eletrólitos essenciais e podem auxiliar na eliminação dos sintomas. Em casos mais graves, suplementos eletrolíticos podem ser necessários.