casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Qual é o significado de inchaço?

O inchaço, um problema digestivo comum, pode afetar qualquer pessoa. Existem muitas causas de inchaço, mas a maioria das pessoas percebe esse problema depois de comer ou beber certos alimentos. Mulheres menstruadas freqüentemente se queixam de inchaço. Mas, independentemente da causa, existem técnicas para controlar a sensação desconfortável de inchaço.

Identificação

Enciclopédia Médica Medline Plus descreve inchaço abdominal como uma sensação de aperto ou plenitude em torno da região do estômago. Inchaço afeta a todos de forma diferente. Uma pessoa pode simplesmente sentir uma contração abdominal, outra pode ter um abdômen ligeiramente distendido. Causas de inchaço incluem constipação, intolerância à lactose, gases intestinais, síndrome do intestino irritável e excessos alimentares.

Alimentos Problemáticos

Alimentos e bebidas são comuns culpados de inchaço abdominal. Alimentos gasosos, como couve-flor, alface e feijão, são difíceis de digerir. A digestão lenta leva a evacuações pouco frequentes e ao acúmulo de gases intestinais, o que faz com que o estômago inche. Além disso, consumir bebidas carbonatadas, como refrigerantes e bebidas contendo adoçantes artificiais (que são difíceis de digerir) também pode resultar em inchaço ou aperto abdominal.

Constipação

Constipação refere-se a evacuações infrequentes, e várias situações contribuem a esta condição, incluindo falta de exercício físico, desidratação e pouca fibra na dieta. Controlando o inchaço muitas vezes exige a regulação do trato digestivo e se livrar da constipação. Usar suplementos de fibra e aumentar a ingestão de líquidos (oito copos de água por dia) naturalmente alivia a constipação, que por sua vez pode aliviar o inchaço abdominal.

Uma dieta rica em sódio também desempenha um papel no inchaço. Muito sal leva à retenção de líquidos. Fluido tende a se instalar no abdômen e na metade inferior do corpo. Isso resulta em inchaço da barriga, bem como inchaço nas coxas e pernas. Diminuir o sódio (não mais que 2.400 mg por dia) e ingerir frutas e vegetais frescos pode reduzir a retenção de água e controlar o inchaço

Inchaço crônico

Procure atendimento médico se não conseguir controlar o inchaço, especialmente no abdômen . Inchaço abdominal crônico que não responde ao tratamento em casa pode sinalizar uma condição médica séria, como tumores ou câncer de ovário, afirma Medline Plus.