casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Baixos níveis de sódio em bebês prematuros

Os bebês prematuros são aqueles nascidos antes das 37 semanas de gestação. Segundo o Hospital Infantil do Estado da Pensilvânia, bebês prematuros, que não estão totalmente desenvolvidos ao nascer, podem ter condições médicas graves, incluindo dificuldade para respirar, incapacidade de manter o crescimento adequado ou obter nutrição adequada, suscetibilidade a infecções e problemas para manter o equilíbrio hidroeletrolítico. . Um dos eletrólitos afetados em prematuros é o sódio. Baixos níveis de sódio, ou hiponatremia, em bebês prematuros podem ter sérias conseqüências para a saúde.

Causas

Bebês prematuros têm maior teor de água do que bebês nascidos a termo, mas também têm maior possibilidade de perder líquidos por evaporação. . A desidratação e a ingestão inadequada de líquidos e nutrientes pelo prematuro podem levar a um baixo nível de sódio. Além disso, a administração excessiva de fluidos, a particularidade de muitos fluidos intravenosos, podem diluir os níveis de sódio no sangue. Outras causas incluem administração de diuréticos, medicamentos que aumentam a excreção de líquidos e sódio dos rins e que, no prematuro, são usados ​​para displasia broncopulmonar, uma doença pulmonar crônica.

Sintomas

Os sintomas de baixa O sódio ou a hiponatremia em bebês prematuros às vezes são difíceis de detectar, mas se relacionam com o inchaço do cérebro que ocorre quando os níveis de sódio diminuem repentinamente. O inchaço cerebral ocorre porque a água vai para a área do corpo com maior teor de sódio. Quando o nível de sódio no sangue de um bebê prematuro cai, o cérebro mantém seu suprimento de sódio, fazendo com que a água flua para ele e cause edema ou inchaço. De acordo com o Essentials of Pediatrics, de Nelson, os sintomas do edema cerebral incluem irritabilidade, letargia, agitação e náusea. Se a condição piorar, as crianças podem ter convulsões e podem até cair em estado de coma.

A correção criteriosa do equilíbrio de fluidos e sódio é a melhor estratégia para corrigir a hiponatremia. A suplementação com fluidos intravenosos é geralmente o tratamento inicial, com monitoramento cuidadoso dos níveis sanguíneos de sódio e débito urinário. A correção rápida da hiponatremia pode causar destruição da cobertura das células do tronco encefálico e levar à incapacidade a longo prazo.

Prevenção

Bebês prematuros precisam ser colocados em incubadoras para manter sua temperatura e evitar perdas excessivas de fluidos . O monitoramento freqüente dos níveis de eletrólitos, incluindo o sódio, e o uso apropriado de fluidos intravenosos e medicamentos podem prevenir quedas súbitas nos níveis de sódio. Se o lactente apresentar sinais de edema cerebral, pode ser necessária uma correção rápida dos níveis de sódio, mas apenas com um monitoramento cuidadoso em uma unidade de terapia intensiva neonatal.