casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A caneta esferográfica é tóxica?

As canetas esferográficas são extremamente populares entre as crianças, porque elas vêm em uma variedade de cores e tamanhos. O envenenamento por tinta é um temor comum para pais que têm filhos em idade escolar que usam canetas para escrever ou desenhar na pele e em outros objetos comuns.

Toxicidade

Todas as canetas esferográficas são feitas com tinta não tóxica. A fabricação e o conteúdo das canetas são regulamentados na maioria dos países. No passado, o envenenamento por tinta tem sido uma grande preocupação de pais com filhos pequenos, que podem se alimentar de si mesmos ou ter tinta esfregando papel em suas mãos e braços. Felizmente, isso não é um problema com a tinta da caneta esferográfica. É muito popular para crianças em idade escolar se tatuarem com canetas esferográficas. Canetas esferográficas vêm em várias cores, incluindo neon e branco, e são capazes de criar tatuagens intricadas e coloridas, embora temporárias, esferográficas. A tinta não é tóxica e isso faz com que a popularidade da caneta não seja mais um problema de segurança.

Remoção de tinta

Pare de espalhar a tinta. As canetas esferográficas funcionam de maneira que o líquido flua para fora da esfera, fazendo com que a tinta se espalhe e crie grandes manchas quando mantida na mesma posição. A caneta também pode explodir e danificar o material. A primeira coisa a fazer é parar a propagação da tinta no tecido com uma mistura de 50% de amônia e 50% de peróxido de hidrogênio. Pulverize esta mistura na área e a tinta irá parar de se espalhar. Em seguida, use o solvente de limpeza de sua escolha e aplique-o na mancha. Esfregar o solvente não deve espalhar a tinta, pois ela fica presa pela combinação de amônia e peróxido de hidrogênio. Para aqueles com pressa, borrar álcool sobre a mancha pode removê-lo rapidamente.

Intoxicação por tinta

Envenenamento ingredientes encontrados em canetas são uma mistura de corantes, pigmentos, solventes e água. Eles são geralmente encontrados em tinta engarrafada e certas (geralmente marcas mais antigas) de canetas de tinta. Os sintomas do envenenamento são irritação nos olhos, manchas na pele e outras membranas mucosas. Grandes quantidades de tinta devem ser ingeridas antes que o envenenamento possa ocorrer. Se ocorrer intoxicação, não induza o vômito. Pode ser útil lavar a tinta da pele, se houver alguma. O envenenamento por tinta é extremamente raro, simplesmente por causa da quantidade de tinta que deve ser ingerida. Conclusão

O envenenamento por tinta ocorre raramente. Novas tecnologias, assim como novos designs de canetas e padrões de fabricação, fazem dele um medo que pertence no passado. Apesar de escrever ou "tatuar" em si mesmo não é necessariamente saudável, ainda seria necessário uma grande quantidade de ingestão química para realmente adoecer. Se você tem medo de envenenamento por tinta ou quaisquer outras interações químicas que possam ocorrer com o uso indevido de utensílios de escrita, pesquise o produto antes da compra.